Como se transformar no profissional ideal


Ser um profissional ideal não é tarefa fácil mas se deseja crescer saudavelmente na sua carreira, esta é uma opção que não pode colocar de lado. Mas quais serão as principais características daquilo que normalmente se considera um profissional ideal? O que procuram as empresas quando pensam em contratos de longa duração?


Aprendem a fazer o que não gostam

Ser bom no que gosta é fácil quando comparado ao que não gosta de fazer e muitos profissionais nunca aprendem a dominar completamente aquelas tarefas que julgam mais aborrecidas - isto é um problema. Este hábito irá diminuir as suas chances pois ninguém quer contratar alguém que desista ou que perca toda a produtividade somente porque não gosta de algo. Se é um bom profissional terá de adaptar-se, mostrando que tem a capacidade de ser bom mesmo nos seus pontos mais fracos, não temendo enfrentar um novo desafio.


Mantenha-se informado e atualizado

Seja qual for a sua área de trabalho, certamente que novos conceitos irão aparecer e outros serão atualizados. Novos programas passarão a ser usados, entre outras novidades importantes. Se não conhecer as novas tendências da sua área, irá perder contra outros profissionais pois demonstra a sua falta de interesse e de desejo em melhorar. Use cursos (presenciais ou online), ouça podcasts, e leia livros para conhecer o que se passa no seu mundo.


Não ter receio de ajudar a equipa

Ajudar um colega com uma tarefa com a qual este tenha dificuldade revela alguns elementos apreciados. Primeiro demonstra boas qualidades de responsabilidade, provando que não tem receio de agir quando detecta que um colega está com dificuldades, fazendo de tudo para que este consiga melhorar a sua performance. Por outro lado, revela a sua vontade de se integrar e de criar uma relação de amizade e entreajuda com a equipa, algo fundamental ao crescimento de uma empresa, principalmente durante os primeiros passos.


Perceba quais os pontos que deve melhorar e não tenha receio de dar algo extra se realmente gostaria de crescer. Adapte-se e aprenda coisas novas, tornando-se indispensável pelas suas qualidades e pelo modo como luta pelos bons resultados da empresa que representa.


OUTROS ARTIGOS:

Como comunicar de forma simples e correta dentro da empresa

Aumente as visitas do seu site sem recorrer apenas às redes sociais


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais