Como consolidar a carreira com a vida familiar
O dilema carreira - família é bastante antigo e cada vez mais importante numa sociedade onde o desejo de ter uma carreira promissora e uma família estável nem sempre é fácil de alcançar. Na maioria das vezes, as pessoas tendem a fazer uma escolha entre a família ou o trabalho, uma que nunca as satisfaz completamente. No entanto, é sim possível consolidar ambas as coisas com algumas dicas.
Escolha a melhor altura
Quer começar uma família mas a sua empresa está num período importante de crescimento que requer a sua presença e a sua atenção ao máximo? Isto pode levar a um desequilíbrio perigoso onde um dos lados acabará por perder. É importante olhar para os planos profissionais que tem em mente e aproveitar a melhor altura para mergulhar de cabeça numa nova etapa da sua vida.
Torne-se flexível
É normal que quando começa uma família tenha menos tempo para o seu trabalho - afinal, as crianças requerem atenção constante. Poderá ter de reduzir o número de reuniões ou dar preferência a um almoço de família em detrimento de um colegas, porém, é importante manter-se presente em ambos os lados. Com o tempo as crianças tornam-se mais independentes, começam a escola ou outras atividades, e você poderá facilmente compensar algum daquele tempo “fora”. Terá de aprender a perceber o que é importante em determinada altura e manter-se flexível.
Seja rigoroso com o tempo
Não importa onde trabalha, você terá certamente pelo menos um dia livre. A verdade é que muitos de nós se esquece deste dia porque nos deixamos consumir pelo trabalho e pelas tarefas que vão ficando para trás. Contudo, ao começar uma família é fundamental saber desligar-se do trabalho e aproveitar ao máximo o seu tempo livre para tomar conta de si ou passar tempo com os filhos. De igual forma, aproveite as férias ao longo do ano.