Construa a sua campanha de crowdfunding perfeita
O crowdfunding é uma das melhores formas de conseguir financiamento para a sua empresa, especialmente se se trata de uma startup que pode ainda não ter conseguido fazer as parcerias certas. Porém, levar a cabo uma campanha deste tipo não é tão simples como pode parecer e existem detalhes que tem de ter em atenção para que esta seja perfeita e produza os melhores resultados possíveis!
Prepare a sua campanha com antecedência
Acabou de ter uma ideia fantástica para uma campanha de crowdfunding? Espere! Não se lance de imediato neste projeto. Reúna a sua equipa e desenhe um plano estratégico com alguma antecedência, idealmente de 2 a 4 meses, de forma a que tenha o máximo de tempo para criar uma campanha de sucesso.
Envolva o seu público
Coloque uma questão pertinente, ofereça uma demo do seu jogo ou app, crie um questionário divertido - envolva o seu público. A maioria das pessoas não financia projetos de crowdfunding apenas pelo produto ou pelas recompensas, elas têm de confiar e simpatizar com a equipa pode trás delas, e esta é uma das melhores formas de o conseguir.
Mostre a utilidade do produto
Revele factos interessantes sobre o produto e o modo como este é uma solução para determinado problema. Mostre de facto qual a utilidade e de que forma é fundamental à vida do seu público. É uma mochila anti-roubo? Faça um vídeo ilustrando como com a sua mochila é impossível alguém roubar os seus pertences. É sobre um caderno de folhas ilimitadas? Prove como este irá facilitar a sua vida! - Estas foram estratégias levadas a cabo pela Design XD e pela InfiniteBook, duas empresas que chegaram à popularidade através de campanhas muito inteligentes!
Construa um vídeo (ou vídeos) promocionais
Numa era digital, o formato vídeo é o mais rentável junto de futuros clientes que não têm paciência nem tempo para ler um texto longo sobre o porquê daquele produto ir mudar as suas vidas. Adquira equipamento profissional ou contrate uma equipa de filmagens, e construa um vídeo promocional que mostre o melhor do seu produto de uma forma breve mas eficaz.
Ofereça boas recompensas
Mais do que ajudá-lo na sua jornada até ao sucesso empresarial, o seu público estará a comprar um produto. Desenhe uma boa estratégia de recompensas que leve as pessoas a ajudarem a sua campanha, nem que seja para poderem adquiri-las: uma demo do app ou jogo, uma amostra do produto, o produto em si (para quem financiar o valor a que este seria vendido após a campanha), o produto autografado pela equipa (a um preço mais elevado), entre outros elementos que se adaptem ao tipo de produto que quer distribuir. Lembre-se também que está a desenhar ofertas para o público em geral - desde o grupo com menos dinheiro mas que quer contribuir ao grupo com mais possibilidades.
Partilhe a sua campanha
Após o início é importante ter em conta alguns passos importantes, nomeadamente a execução de um artigo no seu site e a partilha da campanha nas redes sociais. Para além disto, pode aproveitar para sugerir entrevistas a alguns meios mais influentes e que estejam interessados no seu produto - lembre-se que para isto, oferecer o seu produto pode ser um modo fácil e rápido de abrir a porta a parcerias fundamentais ao êxito da campanha e do produto em si.