Curriculum Vitae: Os tipos de CV que deve evitar


Na altura de entregar o curriculum vitae a uma empresa, é ideal usar um dos templates mais conhecidos, como o do Europass, garantindo que quem o lê consegue recolher a informação. No entanto, existem situações em que prefere criar um CV de raiz, adequado às qualidades específicas que gostaria de sublinhar. Nesses casos, tenha atenção e evite estes erros comuns.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Causas mais comuns de stress no escritório


Demasiado simplificado

Neste tipo de currículo, a pessoa tem a tendência a listar as suas habilidades e a sua formação, entre outros dados, usando apenas marcadores e isto demonstra pouco cuidado da sua parte.


Não reler o currículo várias vezes

Releia sempre o currículo com cuidado e não tenha receio em enviá-lo a um amigo ou familiar que possa fazer uma leitura, despistando possíveis erros. Para além destes demonstrarem falta de atenção, podem ser um problema se o seu trabalho envolver contactar clientes e parceiros, assim como escrever documentos oficiais.


Escrever “um testamento”

No seu desejo de partilhar toda a sua experiência, pode cair no erro de tentar embelezar o currículo com descrições extensas dos projetos em que esteve envolvido. No fim, esta técnica irá maçar quem o avalia, não conseguinte chegar ao fundamental rapidamente. Se isso acontecer, você corre o risco de ficar com o documento por ler.


Embelezar o currículo mentindo

Pode acontecer que se sinta tentado a embelezar o currículo com cargos que não teve ou com cursos e formações nas quais não obteve bons resultados, contudo, “a mentira tem perna curta” e a chefia irá perceber que você não tem os conhecimentos práticos que afirma ter. Não minta no currículo pois isso poderá prejudicá-lo a curto e a longo prazo.


LEIA TAMBÉM: Marketing: Formas orgânicas de chegar a novos clientes


Construir um bom currículo não é fácil mas é importante perceber o que é esperado de um documento deste tipo. Ele deve conter a informação necessária, sem erros graves de português, sucinto e simples de ler, para que possa ser avaliado rapidamente. Se um currículo for demasiado longo ou se sofrer com poluição visual, será colocado de lado.


Keywords: Curriculum Vitae, CV, Currículo, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais