Empreendedorismo: Como criar um bom curso online


Quando se torna num expert de determinada área ou tema, é natural que pense em forma de transformar esse conhecimento em algo monetizável. A opção mais óbvia é muitas vezes a publicação de um livro ou a organização de palestras, contudo, existe outra forma: desenhar e vender um curso online.


LEIA TAMBÉM: O que não incluir no seu website


Os cursos online permitem-lhe partilhar o seu conhecimento enquanto permitem a quem está do outro lado, ter uma relação mais próxima consigo, aprendendo mais do que ao ler um livro ou ao participar numa palestra. Mas para isso, você tem de criar um bom curso que seja apelativo e realmente frutífero. 


Estude bem a necessidade do curso

Em primeiro lugar, deve estudar qual o número de cursos semelhantes disponíveis. Depois deve tentar perceber qual o desejo de quem o rodeia de participar no curso. Se dá aulas questione os alunos mais próximos, se possui uma comunidade online fale com eles, ou opte por partilhar a ideia com os profissionais em quem mais confia (e que não vão roubar o seu curso).


Escolha o tipo de curso que vai oferecer

Dar uma lista de livros para ler e de ficheiros áudio para serem ouvidos é a opção mais rápida mas é igualmente a mais aborrecida e menos motivante. Use questionários no final de cada capítulo, uma comunidade fechada no Facebook onde os participantes possam falar entre si, sessões de chamada consigo para tirar dúvidas, apresentações com as quais o aluno terá de interagir, entre outras estratégias interativas.


Recompense os esforços

Tal como nos jogos de smartphone que todos jogamos, é importante oferecer barras de conclusão e até pequenas recompensas como a oportunidade de partilhar nas redes que terminou determinado capítulo ou de que conseguiu determinado valor num teste de conhecimentos. Cada vez que o aluno termina uma secção deve ser recompensado com algo mais do que um “fim do capítulo 3, prossiga para o próximo capítulo”.


Ofereça a oportunidade de pagar em prestações

Uma das razões porque muitos serviços optam hoje por serviços a prestação é o facto de assim conseguirem chegar a mais pessoas, principalmente numa fase inicial. Poupar leva tempo e nem todos terão mil euros disponíveis no momento para adquirirem o seu curso. Ofereça um plano com parcelas e até descontos para incentivar inscrições.


LEIA TAMBÉM: Como criar o seu Podcast (Parte 1)


Desenho um bom curso que todos queiram completar e, claro, não se esqueça de criar um certificado final para felicitar os participantes. Partilhe o curso pelas redes sociais e na sua newsletter. Trate este como um produto da sua empresa.


Keywords: Curso Online, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais