Cyberbullying: Como lidar com este tipo de comportamento online


Quando se tem uma presença online, é natural deparar-se com o famoso cyberbullying. Definido como o “conjunto de atos de intimidação ou de humilhação exercido de forma continuada sobre uma pessoa através da Internet”, este mal afeta os jovens mas também as empresas. É, por isso, importante que o compreenda e que guie a sua equipa para que esta possa lidar da melhor maneira com ele.


LEIA TAMBÉM: Como melhorar a linguagem que usa no atendimento ao cliente


Os famosos e incontornáveis trolls e haters

Os “trolls“ e os “haters“ possuem algo em comum: a sua opinião não é formada com base em facto mas sim pela simples vontade de criticar algo ou de conseguir determinada reação. A melhor opção para lidar com eles é não respondendo. Em primeiro lugar, é impossível transformá-los em seguidores ou clientes (não é esse o seu objetivo) e, segundo, responder desencadeia normalmente comentários continuados assim que eles percebem que você lhes deu atenção, enchendo outros posts de mensagens de ódio.


O que fazer nos casos dramáticos

Enquanto a maioria dos trolls e dos haters em nada afeta o seu trabalho, o mesmo não se aplica aos usuários que espalham rumores ou que insultam outros seguidores e clientes. Para estes, é preciso uma medida mais frontal. Enquanto o “bloqueio” é sempre uma opção, pode e deve também responder de forma cordial. Proteja os seus seguidores e não deixe que sejam atacados.


Perceba que uma opinião, é uma opinião

O feedback agressivo é raramente construtivo e ainda que possa considerar a crítica do outro, é importante compreender que muitas vezes eles têm como único objetivo insultá-lo. Confie nas suas habilidade, na sua imagem, e no seu trabalho. Não deprima sem desista de publicar determinado conteúdo apenas pelo medo dos trolls e dos haters.


LEIA TAMBÉM: Website: O que realmente deve ter no seu “About” ou “Sobre”


Ao se expor na internet, através de um perfil individual ou em nome de uma empresa, é natural que atraia comentários menos positivos. O cyberbullying é um tema que entrou na nossa vida há várias décadas e aí permanecerá. Cabe a si saber lidar com ele e proteger tanto a sua equipa como os seguidores que podem ser apanhados no fogo cruzado.


Keywords: Cyberbullying, Redes Sociais, Facebook, Twitter, Instagram, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais