Dicas para se comunicar melhor com o outro


Para se tornar num profissional de sucesso, terá de aprender a comunicar-se da melhor forma, garantindo que é bem percebido, que evita mal entendidos, e que transmite os seus pensamentos ao outro corretamente, por isso, trazemos algumas dicas importantes.


LEIA TAMBÉM: Os pontos principais a incluir no relatório de performance da equipa


Evite apenas “pseudo-ouvir”

Este problema acontece muito durante reuniões ou quando se encontra com pressa para terminar determinada tarefa. Contudo, “pseudo-ouvir” trará consequências negativas mais tarde ou mais cedo, por exemplo, quando colocar uma questão respondida à pouco tempo, quando fizer um comentário impróprio porque não foi capaz de prestar atenção ao outro e de perceber as suas sensibilidades, entre outros. Evite transmitir a ideia de que não respeita quem o rodeia e invista em ouvir o que o outro tem a dizer.


Explique, não deduza

Deduzir que o outro percebeu o que você quis dizer é um erro que deve evitar, especialmente quando comunica com a equipa ou um cliente/parceiro importante. Exteriorize os seus pensamentos e deixe as suas intenções claras.


Tenha atenção ao tom de voz

Muito do que é compreendido provém do tom de voz que usa. Quando está zangado tende a aumentar o tom de voz, quando dá uma notícia menos boa adota um tom mais suave. Fazemos essa adaptação de forma quase inconsciente, porém, existem ocasiões em que pode ser mal interpretado por causa do seu tom, por exemplo, quando está a ter um dia menos positivo.


Fale devagar e articuladamente

Este é um passo que requer treino pois na maioria das vezes falamos depressa e de modo desajeitado. Enquanto perto de amigos isto pode não ser um problema, o mesmo não acontece quando conhece um novo cliente ou quando apresenta um projeto. 


LEIA TAMBÉM: Como a pandemia irá mudar as empresas e os profissionais para sempre


Existem profissionais que o podem ajudar com esta qualidade, algo fundamental se pretende crescer como empreendedor. Saber comunicar-se bem irá aumentar as suas chances de ser contratado, de alcançar os investimentos desejados, e de criar as melhores relações profissionais.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais