Dicas para quem se encontra à procura de trabalho


Procurar o emprego ideal não é tarefa fácil e pode ser um processo exaustivo e demorado, porém, algumas pessoas tendem a não dedicar o tempo necessário para a obtenção de um cargo que se adapte às suas capacidades e às suas preferências.


Procure competências necessárias e não títulos

Se você tem experiência em gestão de redes sociais, deve procurar esta competência específica, fazendo o mesmo com todas as capacidades que foi adquirindo ao longo dos anos. Por vezes, os títulos anunciados não são os mais corretos ou, quem sabe, uma empresa pode estar a oferecer um novo tipo de trabalho que lhe agrade mais.


Não envie currículos aleatoriamente

Ao escolher aleatoriamente uma empresa poderá encontrar alguns percalços, por exemplo, ser aceite e ter de mudar de residência ou ser incorporado numa cultura que não se adequa às suas ideologias e métodos de trabalho. Escolher cuidadosamente uma empresa (ou mais) pode ser demorado mas permite-lhe encontrar um meio termo entre uma necessidade e as suas preferências.


Crie currículos individualizados

Se possui uma experiência diversa é provável que encontre candidatos de áreas específicas. Idealmente, deve criar diferentes currículos, focando-se no que determinada empresa está à procura. Por exemplo, se está à procura de algo como gestor de redes sociais, crie um CV que se centre nas suas conquistas nesta função em outras empresas - elementos como o quão bem faz Powerpoints, ou o liceu em que estudou não são tão relevantes.


Prepare mentalmente o momento da entrevista

Pense quais os benefícios que tem a oferecer à empresa, o modo como se adapta à cultura e partilha dos valores, as suas qualidades e quais os seus defeitos, o que espera alcançar, como vê o seu futuo, e todas as outras questão que pode enfrentar. Responder diretamente às questões demonstra confiança e preparação, características sempre apreciadas - evite hesitar nas respostas ou gaguejar. 


Aproveite as alturas de grandes contratações como final do ano (altura em que contratos são terminados e as necessidades das empresas são novamente estudadas) ou as estações principais como o Verão e o Natal (em que são adicionados reforços) e procure um cargo que se adeque ao que procura.


OUTROS ARTIGOS:

Mentiras que podem fazê-lo perder o emprego

Como a procura de emprego irá mudar no futuro


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais