Como diminuir os gastos sem despedimentos


O percurso da sua empresa não será feito somente de bons momentos e é fundamental perceber como ultrapassar os obstáculos mais difíceis. Um deles é o desequilíbrio financeiro e vários profissionais recorrem aos despedimentos para salvar o negócio mesmo quando isso poderia ser evitado, garantindo que a confiança , e a motivação, da sua equipa não é perdida.


Analise as despesas

Certamente algumas despesas podem ser cortadas como o consumo de café ou de snacks. Talvez esteja a ligar as luzes do escritório demasiado cedo ou talvez seja perfeitamente possível para a sua empresa funcionar com um modelo de trabalho remoto. Analise cuidadosamente todas as despesas, especialmente as mais pequenas, e discuta com os colegas o que podem sacrificar durante este momento mais difícil.


Tenha atenção às subscrições

Vários programas indispensáveis ao bom funcionamento da sua empresa poderão ser pagos através de subscrições mensais ou anuais. No entanto, quando se deixa de usar determinado programa, pode acontecer esquecer-se de o cancelar efetivamente especialmente se o custo deste for reduzido - elimine-o.


Escolha opções em conta

De igual modo, pode estar na altura de procurar opções mais baratas ou até mesmo gratuitas para serviços como o agendamento de posts nas redes sociais. Mesmo que perca algumas vantagens, este pode ser o passo que menos prejudica a sua empresa. Fale com profissionais da área e com a sua equipa para perceber o que pode ser substituído.


Invista na sua formação

Determinadas funções podem estar a ser executadas por um freelancer ou uma empresa externa e, quem sabe, essa função poderá ser feita por si. O mesmo se aplica à restante equipa. Existem vários cursos e formações por todo o país que, a longo prazo, podem ser uma mais valia não somente ao profissional em causa como à sua empresa.


Pondere o aumento do seu serviço

Este passo é perigoso e deve ser feito com alguma cautela, contudo, podem existir produtos ou serviços que possam ser aumentados ligeiramente, compensando de alguma forma a dívida que está a acumular.


Uma das suas primeiras certezas deve ser a de proteger a equipa a todo o custo e para isso deve estar preparado para fazer sacrifícios. Contudo, não fique à espera de melhores dias e comece já a perceber que mudanças deve fazer não só para voltar ao positivo como para não voltar a cair no mesmo problema.


OUTROS ARTIGOS:

Redes Sociais: Saiba como agendar e organizar o conteúdo da sua página

As vantagens de trabalhar a partir de casa

Razões que levam os Millennials a preferir trabalhos remotos


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais