Elementos que causam ansiedade sem o profissional se aperceber


O aumento do stress e da ansiedade é normal em momentos de crise como a pandemia que estamos a atravessar, contudo, existem elementos que podem prejudicá-lo apesar da sua aparência “banal”, passando muitas vezes despercebidos. 


LEIA TAMBÉM: Videoconferência: Como se destacar na hora de falar


Mantenha o seu espaço físico e digital arrumado

Mesmo que a desarrumação do seu escritório e as dezenas de atalhos no computador não o chateiem, a verdade é que isto cansa o seu cérebro. O excesso de coisas à sua volta e a poluição visual causada por um ambiente de trabalho ou uma homepage de smartphone, vão prejudicar a sua produtividade com o passar do tempo. Arrume o local onde trabalha e organize os ficheiros e as apps por pastas, tornando tudo mais agradável ao olhar.


Escolha o ambientador certo

Usa o primeiro ambientador que lhe aparece à frente porque o objetivo é apenas o de eliminar os maus odores? A verdade é que os cheiros podem desencadear reações emocionais mesmo que inconscientes, por isso, mantenha no seu espaço de trabalho um cheiro agradável e fresco, que o motive cada vez que é sentido. Adicionalmente, se puder use odores naturais, como flores.


Crie pastas para diferentes assuntos no seu e-mail

Perder tempo à procura do e-mail certo numa caixa de entrada demasiado cheia pode tornar-se irritante e levar à ansiedade. Quando chega a hora de abrir ou de ler novos e-mails, organize-os por pastas, por exemplo, “Projeto A”, “Despesas Domésticas”, “Cliente X”, “Urgente”, entre outros. Deste modo, basta ir à plataforma e à pasta certa para chegar ao objetivo em meros segundos.


Mantenha o mesmo local de trabalho

Sim, o trabalho remoto tem a vantagem de lhe permitir trabalhar onde quiser, contudo, o nosso cérebro demora a adaptar-se a um ambiente estranho. No dia em que for para a cozinha, o seu cérebro irá inconscientemente focar-se nos sons, na luz, e nos objetos à sua volta. Ao fim de alguns dias, estes objetos misturam-se no fundo e deixam de o distrair. Ora, se alterar o seu espaço, terá de passar pelo processo de habituação todas as vezes, algo nada bom para a sua produtividade.


Vista-se como se fosse trabalhar

A roupa que veste molda o seu estado de espírito e, infelizmente, a tendência de muitos profissionais é o de trabalhar em casa com pijama. Isto irá levá-lo a relaxar demasiado, estando habituado a usar esta roupa quando já não se encontra a trabalhar, perdendo a concentração e ficando ansioso pela inabilidade de concluir as tarefas como deseja. Não tem de vestir um fato mas escolha algo com que possa sair à rua e que o ajude a entrar no espírito de trabalho.


LEIA TAMBÉM: Chefia: Como incentivar um profissional a corrigir o seu comportamento


Tenha atenção ao que o pode prejudicar mesmo que involuntariamente. Mantenha-se a par das melhores dicas para uma boa produtividade em casa e aproveite as vantagens do trabalho remoto, sem cair nos seus vícios.


Keywords: Trabalho Remoto, Teletrabalho, Produtividade, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais