Empreendedorismo: Como escolher uma cidade para abrir negócio


Na hora de abrir um negócio, a localização que escolhe é muito importante, podendo até ser decisiva, ajudando-o ou impedindo-o de conquistar o que pretende. Damos-lhe algumas dicas do que ter em atenção na hora de decidir.


LEIA TAMBÉM: Chatbot: Como aumentar a interação com esta tecnologia


Qual a importância da existência de clientes físicos

Se o seu negócio for exclusivamente online, o número potencial de clientes que vivam na cidade é relativamente irrelevante mas o mesmo não se aplica quando pretende abrir uma loja física. Primeiro há a questão do número, ou seja, não deve abrir uma loja física numa aldeia com poucos habitantes em detrimento de um grande centro. Segundo existe a questão da procura. Determinado produto pode vender muito bem na cidade A mas não na cidade B, por exemplo.


Qual a necessidade de matéria-prima?

Se produz o produto que vende, deve ter em atenção onde encontra a matéria-prima. Imagine que esta vem de navio e que a cidade que tem em mente fica longe do porto. Deverá ter em consideração não apenas o valor da matéria como do que irá custar transportá-la até a sua empresa. Compensa?


Qual a quantidade de concorrência que possuir no local?

Uma cidade em que não existem empresas a oferecer o mesmo produto ou serviço que você é o ideal. Por exemplo, mudar-se para a capital pode parecer uma boa escolha mas pode traduzir-se igualmente num mercado saturado onde encontrar novos clientes será difícil.


Qual a probabilidade de encontrar profissionais ideais?

Uma pequena cidade pode ir de encontra ao que precisa mas se a sua empresa está programada para funcionar com um escritório tradicional, ou se requer uma loja física, é importante ter em conta a facilidade ou a dificuldade em encontrar o tipo de profissional com a experiência que pretende.


Quais os programas de investimento disponíveis?

Algumas cidades possuem os seus próprios projetos de investimento, ajudando as pequenas empresas que surgem e revitalizando a área. Isto é especialmente verdade em cidades mais no interior e que procuram incentivar os jovens a melhorarem a situação económica da região.


LEIA TAMBÉM: Como aumentar os clientes da sua loja física


Na hora de se sediar não tome uma decisão precipitada. Coloque bem visíveis os prós e os contras, reflita sobre eles e peça a opinião de co-fundadores, amigos e família. Lembre-se que esta decisão pode ser realmente decisiva para a sua jovem empresa.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais