Essenciais para quem começa o seu próprio negócio


Se se prepara para dar os primeiros passos no seu primeiro negócio então confira se está a contar com estes essenciais que irão ajudá-lo a crescer desde uma fase inicial do projeto - afinal este passo é grande e apesar de nunca o desejarmos, ele pode correr mal.


Não se foque a 100% num momento inicial

Idealmente você deve ter um plano B caso o crescimento do seu negócio não seja o que está a pensar. Ao procurar um emprego a tempo parcial ou trabalho de freelancer, você garante algum equilíbrio financeiro mesmo nos piores momentos. Lembre-se que muitas empresas desaparecem pois os membros não têm escolha senão largar os seus projetos para procurar um emprego a tempo inteiro que os sustente.


Pense na possibilidade de um parceiro

Um amigo próximo ou um familiar dão parceiros de negócio ideais pois eles conhecem-no pessoalmente, assim como ao projeto que pretende abrir. Contudo, tenha a certeza que este parceiro deseja o sucesso da empresa e que não está ao seu lado somente pelo medo de dizer que não, pois nos maus momentos ele terá uma maior probabilidade em abandoná-lo. Por outro lado, não se mostre ressentido se o seu convite não for aceite por determinada pessoa.


Peça investimento a família ou amigos

Os melhores investidores iniciais são frequentemente amigos ou familiares, por isso, vá-lhes apresentando o projeto, talvez até possa oferecer um exemplar, e convide-os a participarem neste sonho. Se eles possuírem um negócio próprio, pode inclusivamente pensar numa parceria com mútuo ganho.


Tenha igualmente ao seu lado uma equipa de profissionais de qualidade que mostrem o quão gostariam de ver o projeto crescer e evite contratar alguém somente porque o preço pelo seu trabalho é mais barato. Não deixe nada ao acaso.


OUTROS ARTIGOS:

Dicas para organizar melhor o seu tempo

Como abrir um Food Truck: Os melhores truques que deve conhecer


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais