Facebook: Crie o seu grupo e construa uma comunidade


Para além da sua página oficial, pode ser útil à sua marca possuir um grupo para os clientes mais regulares, construindo uma comunidade que vá para além da relação compra e venda - algo fundamental hoje em dia. Para o ajudar, damos-lhe algumas dicas do que não pode faltar para um grupo de sucesso.


Não deixe o grupo em aberto

Ter o grupo aberto a qualquer um pode parecer uma boa ideia inicialmente, o problema é que entre os seus seguidores vão aparecer contas de spam de créditos, entre outros perfis que não são desejáveis. Mantenha o seu grupo fechado ou secreto e aceite manualmente cada novo convite. Desta forma garante que os membros são realmente seus fãs ou clientes habituais.


Crie regras de participação

Não usar termos pejorativos, não insultar os outros membros, e não colocar conteúdo que não diga respeito à página são exemplos das regras que mais encontra pelos grupos. Crie um documento onde tenha todas as regras de participação, avisando os membros que poderão ser expulsos caso não sigam o que foi delineado. Com o tempo poderá ter de adaptar estas regras à necessidade da página mas nunca deixe de as ter.


Ter grandes números não é o importante

No seguimento da questão acima, lembre-se que ter grandes números é o oposto do intuito deste grupo - 100 pessoas ativas são melhores do que 1000 inativas. Contrariamente ao que acontece num perfil de marca, o grupo quer-se restrito, pequeno, e com um crescimento 100% orgânico.


Retire algum tempo para gerir o grupo

Ter o grupo de nada serve se ninguém o gerir. Especialmente numa primeira fase é fulcral que vá diariamente ao grupo, respondendo e interagindo com os membros, colocando novos posts, e filtrando ou apagando comentários impróprios.


Trate de assuntos fora da marca

Um evento único, um momento histórico, um jogo importante, use o grupo não somente para assuntos da sua marca mas também (e principalmente) para ter um espaço onde possa comunicar com os seguidores sobre qualquer assunto, tornando-o num espaço dinâmico.


Usar o Facebook é importante mas deve estar a par das tendências da plataforma, assim como aos serviços que vão sendo criados e aos que começam a ser mais usados pelos usuários. Em simultâneo, torne a sua relação com o cliente, em algo mais pessoal.


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