Google Reviews: Como incentivar e aproveitar estas opiniões


Numa altura em que a venda online está a aumentar exponencialmente, as reviews nunca foram tão importantes. Se já marca presença em plataformas como o TripAdvisor e seus semelhantes, deve pensar em entrar também no Google. Antes de adquirir um produto, a maioria dos consumidores tende a procurar opiniões e experiências de outras pessoas, e nada melhor do que as encontrar assim que pesquisa pelo produto no motor de busca mais usado pela população.


Leia também: Aprenda a distinguir crítica construtiva de crítica negativa


Verifique que tem um Google My Business

O primeiro passo é garantir que a empresa está registada no Google My Business, de forma a que a plataforma partilhe a informação com os usuários. Esta ferramenta é gratuita e permite-lhe publicar o seu horário de funcionamento, website, localização, contactos, reviews, entre outros dados relevantes.


Peça a opinião dos consumidores

Crie um sistema que envie um e-mail ao cliente a pedir a sua opinião alguns dias após efetuar a compra. Atenção, contudo, pois se der este passo demasiado cedo (no dia da aquisição, por exemplo), a probabilidade é que a pessoa não responda ou que envie um comentário negativo. Por outro lado, pode usar este contacto para informar que quem deixar uma review recebe uma vantagem - descontos, prémios, entre outros.


Mostre que se interessa pela review

Agradecer e responder às opiniões deixadas irá incentivar o cliente a regressar numa próxima compra. Ao mesmo tempo, mostra a outros usuários que você lê realmente as críticas e que interage com as pessoas, mesmo com aquelas cuja experiência foi negativa. No final, e com permissão, partilhe as melhores mensagens nas suas redes sociais e no website, de modo a aumentar a sua credibilidade.


Leia também: Defenda a sua marca de reviews negativas


A interação com o cliente não termina quando este paga e recebe o produto ou serviço, indo além disso, através da sua experiência ao longo do tempo. Mantenha-se ativo, descubra o que pode melhorar e aproveite as vantagens das reviews do Google.


Keywords: Google Reviews, Google My Business, Google, Motor de Busca, Crítica, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais