As habilidades mais importantes a ter antes de começar um negócio


Iniciar um negócio é um processo complexo que exige cuidado aquando dos primeiros passos. Entre possuir o investimento necessário e conhecer bem o público-alvo, é fundamental ter alguns conhecimentos base que lhe permitam não apenas estabelecer-se da melhor forma como prepará-lo para os grandes desafios.


LEIA TAMBÉM: Burnout: Dicas para evitar este mal que afeta tantos empreendedores


Microsoft Excel e suas fórmulas

Este ponto é importante na hora de criar o seu plano de investimento, colocando em tabelas os custos fixos (renda, água, luz, material bruto, internet, máscaras), os custos variáveis (canetas, prateleiras adicionais, decoração), e as suas receitas. Deste modo, irá manter o lucro e o prejuízo bem controlado, evitando cair numa situação de dívida. O Microsoft Excel (parte do Office 365) permite-lhe adicionar fórmulas que calculam tudo isto automaticamente, evitando que cometa erros de cálculo ou que se esqueça de ter determinado valor em conta.


Saber falar em público

Se tem problemas em comunicar-se com estranhos e a falar em público, isto pode ser um problema se possuir um negócio físico que dependa de atendimento. Para além de participar em cursos sobre este tema, outra solução é ter ao seu lado um funcionário ou sócio que consiga colmatar a falha.


Usar o modelo correto para o Plano de Negócios

O plano de negócios é um documento extenso composto por vários elementos e, para ser elaborado corretamente, é necessário que utilize um template profissional, por exemplo, o da NOS Empresas, que pode consultar aqui.


Conhecer as redes sociais do momento

É fulcral partilhar o seu negócio, produtos e serviços, nas redes sociais do momento como o Facebook, o Twitter, o Instagram e até o TikTok. Para além disso, deve saber que plataformas são populares junto de que gerações. Enquanto o Facebook é mais usado pelos Millennials (1981-1996), e gerações acima deles, o Instagram e o TikTok são os preferidos da Gen Z (1997-2012).


Otimizar o conteúdo do website (SEO)

Construir um blog ou website é bom para partilhar produtos e possuir um local oficial com dados úteis como morada, contacto, história da marca, entre outros. Para conseguir que este alcance os motores de busca, deve ter cuidados especiais com o SEO.


LEIA TAMBÉM: Truques para melhorar os resultados dos artigos do seu website


Aproveite os cursos online, os livros e os podcasts dos grandes empreendedores e inspire-se na hora de dar o primeiro passo nesta aventura. Prepare-se devidamente e conseguirá alcançar os seus objetivos.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais