Como a inteligência artificial pode aumentar as suas vendas


As vantagens da inserção da inteligência artificial na sua empresa são inúmeras, várias já discutidas nos nossos artigos, contudo, hoje vamos focar-nos nos benefícios que ela pode trazer à sua estratégia de vendas. A capacidade desta tecnologia de analisar e prever informação em apenas alguns segundos é superior a qualquer humano, podendo ser uma mais valia de várias formas.


Encontre o seu melhor vendedor

Se a venda do seu produto depende de um ou mais colaboradores, seja numa loja física, numa loja temporária, ou numa exposição, então pode adotar a inteligência artificial para que esta o ajude a identificar não só qual dos seus colaboradores está a conseguir vender mais produtos mas igualmente estudar a razão da sua conquista. O modo como lida com o cliente, a linguagem corporal, e outros aspectos, podem ser analisados e partilhados com a restante equipa.


Conheça o consumidor

Deixe a IA perceber as tendências do seu consumidor. Que cliente compra o quê, qual a sua idade, que produtos adquire em conjunto com outros, entre inúmeros dados úteis à sua estratégia de marketing e organização de loja, caso possua uma. Deste modo, para além de aumentar as vendas, poderá centrar esforços naquilo que o cliente realmente deseja.


Foque-se nas campanhas certas

Analisar o cliente, os produtos da sua loja, e as ações da concorrência, tudo isto são dados fundamentais para criar ou gerir as suas campanhas promocionais. A inteligência artificial tem a capacidade de sugerir produtos e mecânicas de promoção que lhe sejam vantajosas.


Melhore o seu chatbot

Com a ajuda de uma inteligência artificial capaz de aprender e evoluir, toda a informação adquirida, como gostos ou capacidades financeiras, poderá ser usada para aconselhar produtos, conseguir compreender especificamente qual o problema, e até direcionar corretamente o cliente para o colaborador mais adequado (aquele com quem o cliente já comunicou, o que consegue resolver melhor os diversos obstáculos, entre outros aspectos).


A pouco e pouco é fulcral que se adapte às novas tecnologias e às novas técnicas e estratégias. Junte a equipa, pesquise as opções e eduque o seu cliente para que este usufrua das várias vantagens da inteligência artificial.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Prepare a sua equipa para a introdução da inteligência artificial

Tudo o que precisa saber sobre a Inteligência Artificial

Decida melhor e mais rápido com a ajuda da inteligência artificial


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais