Livestream: Como lançar o melhor conteúdo ao vivo


O vídeo é o media mais popular do momento e para além dos curtos vídeos de promoção ou dos longos vídeos com entrevistas e unboxings, já pensou em optar pelo formato dos livestreams - conteúdo partilhado ao vivo? Twitch, Youtube, Instagram, e Facebook são algumas das plataformas que lhe permitem realizar livestreams, tendo um contacto direto com o cliente e com os fãs, e se está interessado em dar os primeiros passos descubra por onde começar.


Prepare-se de antemão

Pode encarar o livestream como uma apresentação ao vivo, por isso, deve sempre preparar-se de antemão. Não tem necessariametne de criar um guião mas saiba qual o objetivo da sessão, o que deseja dizer e fazer, quanto tempo demorará em cada secção, entre outros aspectos importantes. Deste modo irá evitar tempos mortos em que procura o que fazer, cativando a atenção do espectador constantemente.


Olhe diretamente para o espectador

Quando fala para uma câmara, a tendência será sempre a de olhar para o visor desta ou para o monitor do computador, garantindo que está dentro do plano. No entanto, isto torna a comunicação impessoal e idealmente deve olhar diretamente para a câmara, simulando que está a olhar de frente para quem o vê - um contacto pessoal amigável que transmite segurança.


Não se limite a apresentar determinado assunto

O objetivo do livestream não se limita ao facto de poder apresentar um produto ou entrevistar alguém em direto para um público. Na realidade, as vantagens deste formato viram-se para o facto de poder interagir de forma única com quem o segue. Leia os comentários em voz alta, responda às questões que lhe são colocadas, tire dúvidas frequentes, e aproveite ao máximo esta oportunidade.


Convide outros profissionais

Quer seja um funcionário da sua empresa que o público já conhece, um influencer, ou um parceiro, agende algumas sessões para possuirem convidados especiais. Partilhe isso antecipadamente nas suas redes sociais e tire o maior proveito desta relação.


Não se esqueça de cativar o público, pois este sairá do livestream rapidamente. Apresente novos produtos ou novas parcerias, aproveite para lançar passatempos exclusivos ou para tirar aquela dúvida recorrente. Os livestream estão a tornar-se cada vez mais populares e deve perceber se este formato o poderá ajudar.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Dicas para vídeos livestream

O Facebook Live está a tornar-se numa ferramenta indispensável


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais