Mentor: Como ajudar a estrela da sua empresa a crescer


Durante o seu percurso, irá deparar-se com profissionais que têm o que é preciso para conseguir um dia tornar-se na grande estrela da empresa, talvez até um substituto das as chefias na hora destas se reformarem. Contudo, quando se apercebe do potencial destas pessoas, não deve ficar meramente à espera. Incentive-os a melhorar as suas capacidades e ajude-os a crescer.


LEIA TAMBÉM: Carreira: Conhecimentos não académicos que deve possuir


Seja franco com o profissional

Se tem intenções de o promover, seja franco quanto a isso. Saber que existem oportunidades de crescimento dentro da empresa irá motivar o profissional a dar o seu melhor e a ter perspetivas de futuro. Caso contrário, ele pode acreditar que a sua passagem é temporária, procurando outras propostas.


Lute por uma aprendizagem contínua

Apoie o profissional na hora deste desenvolver as suas capacidades mas também de adquirir novos conhecimentos, explorando todas as áreas em que possa vingar, tornando-se dinâmico e capaz de ajudar de forma diversificada.


Torne-se no seu mentor

Quando está sério quanto à possibilidade do profissional se transformar num aprendiz que continuará o seu trabalho no futuro, então uma das melhores opções é tornar-se um mentor. Deste modo, construirá uma relação de proximidade que lhe permite não apenas oferecer conhecimentos como levar o profissional a reuniões importantes e eventos sociais que o ajudem a adquirir novas competências.


Tome atenção aos pedidos

Pode parecer estranho mas a falta de determinadas regalias ou opções são o suficiente para levar um bom profissional a procurar outra marca para representar. Fale com ele e perceba o que pensa da cultura da empresa, do método de trabalho, dos benefícios e do que este acredita estar a faltar, dando-lhe a si a oportunidade de melhorar aspectos importantes antes que seja tarde demais.


LEIA TAMBÉM: Videoconferência: Truques e dicas para uma reunião remota de sucesso


Não desista dos profissionais de destaque pois estes nem sempre lhe irão aparecer à porta. Pense a longo prazo, procurando hoje os funcionários que farão a empresa crescer amanhã.


Keywords: Mentor, Mentoria, Carreira, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais