Natal: Dicas para lucrar nesta época festiva


O mês de dezembro é sempre o caos para qualquer negócio e deve perceber quais as melhores formas de tirar partido desta época para aumentar o lucro e a presença da sua marca. Contudo, esta altura é igualmente propícia a problemas que deve evitar ao máximo.


Aprenda com o passado

Analise os dados do ano passado e perceba o que correu bem e o que pode ser melhorado. Quais os objetivos? Foram concluídos? Onde falhou? Que objetivos realistas pode definir para este ano? Isto irá ajudá-lo a definir uma estratégia lucrativa e a preparar-se para situações complicadas.


Evite ficar sem stock

O pior que lhe pode acontecer é ver as suas vendas aumentarem e depois cessarem por falta de produtos. Com os dados passados, adquira tudo o que precisa para o mês. Para além de não vender o produto em rutura, muitos ficam com má impressão de uma loja que em pleno Natal fica sem determinado produto, mostrando falta de preparação ou atenção às necessidades do cliente.


Verifique todos os aparelhos eletrónicos

Computadores, caixas registadoras, leitores de cartões, tudo isto deve ser verificado antes da enchente começar. A avaria destes aparelhos pode diminuir o fluxo de vendas ou deixar o cliente, especialmente o novo, com a impressão de que não presta atenção a elementos importantes. Trate do arranjo do que está estragado e aproveite para adquirir novo material.


Abra canais de comunicação

E-mail, redes sociais, atendimento em loja. Garanta que todos os seus canais de comunicação estão abertos e são verificados diariamente pois estes podem fazer a diferença entre ganhar ou perder um cliente. Seja amável e resposta a todas as questões que lhe forem colocadas.


Incentive a compra online e procure uma entrega rápida

Incentive o seu cliente a fazer compras online. Deste modo retira tráfego da sua loja física, evitando filas e desistências. De igual modo, irá revelar-se como uma empresa moderna, fisgando as gerações mais novas que preferem hoje em dia fazer compras pelo computador ou dispositivo móvel. Não se esqueça também de procurar hipóteses de entrega rápida, demarcando-se assim da concorrência - evite, contudo, fazer promessas de uma entrega rápida se esta não for possível.


Prepare-se para os dias pós-Natal

A época festiva não termina no dia de Natal, pelo contrário. Entre trocas, devoluções e pessoas que conheceram o seu produto e gostariam de adquirir um, o movimento habitual irá duplicar ou até mesmo triplicar e é fulcral que esteja preparado.


O Natal está repleto de vantagens e desvantagens e deve preparar-se para entrentar ambas as realidades. Tire o maior partido da época e veja a sua empresa crescer.


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