Networking: Como continuar a expandir e a alimentar a sua rede

Utilize o networking para fazer a sua rede crescer, seja através da criação de novos contactos, ou ao desenvolvimento de relações de entreajuda

30 de outubro de 2021


Com a abundância de redes sociais, o networking tornou-se uma ferramenta importante para quem quer investir na sua carreira, ou para suportar o crescimento de qualquer negócio. De tal forma que, neste mundo em que os negócios estão tão dependentes da conexão humana, é essencial criar uma boa lista de contactos, e manter uma relação saudável com aqueles que o rodeiam. Para o ajudar a mergulhar no mundo dos negócios da melhor maneira, nós damos-lhe algumas dicas do que deverá fazer para crescer o seu livro de contactos.


Desenvolva o seu perfil LinkedIn

O LinkedIn é uma rica fonte de contatos, e uma das plataformas que mais facilita a conexão de pessoas da mesma área. Mantenha a informação do seu perfil sempre atualizada, e não se esqueça de expor os seus talentos e capacidades, dessa forma será mais fácil desenvolver relações frutíferas.


Mantenha o contacto

Não se esqueça das pessoas que o rodeiam. Networking não deve ser visto como uma conexão de um dia, invista na relação e ajude os outros a crescer, e um dia será a sua vez de aproveitar os lucros da relação. Utilizar contactos só quando se necessita de ajuda, leva a relações pouco vigorosas e a uma lista de ligações pouco saudável. 


Procure ajuda

No mundo do networking não se deve ter medo de pedir ajuda aos seus contactos. No entanto, tal como referimos no ponto anterior, não deve ver esta como uma relação unidirecional. Quando desenvolve um, deve estar sempre aberto a dar ajuda, e não apenas a recebê-la.


Invista na busca de novas oportunidades

Para manter o sucesso e um crescimento saudável da sua rede, é essencial expandir os seus horizontes diariamente. Não tenha medo de pedir um cartão de visita, ou de procurar por novos contactos nas redes sociais, como o LinkedIn. Contudo, tenha  cuidado para não seguir um percurso egoísta. Mantenha-se informado sobre os contactos à sua volta, e investigue que oportunidades podem surgir.


Fazer novas ligações é importante para o seu crescimento, no entanto é ainda mais relevante, não esquecer aqueles que, no passado, o ajudaram a chegar ao nível em que se encontra na atualidade. 


HÁ MAIS EM NÓS



Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais