Outsourcing: Funções que pode e deve deixar a cargo destes profissionais
A ideia de que uma empresa deve depender somente de si está algo ultrapassada e, atualmente, conhecem-se as vantagens de procurar apoio num outsourcing, empresas externas à sua que oferecem serviços especializados. Para o ajudar a analisar a possibilidade de recorrer a estes profissionais, trazemos algumas funções que podem levar à procura de outsourcers.
As redes sociais
Colocar conteúdo nas redes sociais pode ser fácil mas o mesmo não se aplica na hora de as otimizar e de aproveitar as suas features ao máximo. Existem empresas especializadas em todas as plataformas e que sabem os horários ideias de postagem, o conteúdo que faz a diferença, os melhores programas de agendamento, como promover os posts, entre outros elementos importantes para o seu crescimento. Gerir as redes sociais corretamente demora mais do que apenas alguns minutos por dia.
O website
Construir um bom website não é fácil. Plataformas como o Wordpress e o Blogger possuem templates padrão que pode usar numa fase inicial mas conforme vai crescendo, esta aparência torna-se amadora. Procure uma solução mais profissional (como o NOS Web Pro), com a ajuda de alguém que sabe como dividir o seu website, torná-lo responsive em mobile, resolver problemas de interface ou desempenho, manter o espaço e seus plug-ins atualizados, entre muitas outras funções essenciais.
Marketing de conteúdo
Esta escolha é principalmente importante para empresas um pouco maiores e que já não se encontram numa fase inicial. O outsourcing permite-lhe chegar mais longe, descobrir novas formas de publicidade, e dar-lhe-á acesso a espaços que ainda não conquistou. Uma empresa externa terá conhecimento e contactos que o podem ajudar.
Atendimento ao cliente
Este aspecto é um tanto ou quanto delicado. Por um lado, conhecer o produto de traz para a frente pode ser uma mais valia na hora de auxiliar o cliente mas, por outro, não saber lidar com os problemas e as reclamações pode culminar no fim precoce do seu negócio. Procure cuidadosamente uma empresa externa de boa qualidade e que saiba equilibrar o contacto direto com o cliente com o conhecimento da sua cultura e do seu produto. Entre outras coisas, combine a entrega de relatórios semanais, quinzenais ou mensais com os problemas relatados e as soluções encontradas (ou as que precisam ser descobertas).
Não tenha receio de optar pelo outsourcing, uma prática usada tanto por pequenas como por grandes empresas. Ter um funcionário de confiança ao seu lado traz vantagens, no entanto, existem alturas em que apenas uma pessoa não é capaz de alcançar os objetivos pretendidos ou momentos em que possuir uma equipa de especialistas se torna mais dispendioso do que procurar profissionais externos.
Keywords: Outsourcing, Outsourcer, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo