Empreendedorismo

5 Passos para começar o seu próprio Podcast


O podcasting tem vindo a crescer de forma acelerada no universo digital, ainda que esteja ainda numa fase (quase) embrionária de desenvolvimento.

 

Apresentando-se como uma excelente forma de comunicação e contacto com ouvintes e promovendo o estabelecimento de relações próximas, revela-se assim uma ferramenta com grandes benefícios para empresas e empreendedores.

 

Se está interessado em começar a sua própria rubrica de podcast, eis alguns conselhos que deixamos para si:

 

Comece com uma missão

Tal como um negócio que começa o seu caminho, um podcast deve iniciar-se com um propósito específico.

 

Escolha um bom nome

Depois de ter a missão do podcast em mente, faça um pequeno brainstorming para gerar boas ideias para o nome do programa – este deve chamar a atenção da audiência bem como deve ser relevante para o tema do mesmo. Nomes irónicos ou inteligentes podem ajudá-lo a dar sabor e personalidade ao programa.

 

Entrevistas interessantes

A melhor forma de atrair ouvintes para um novo podcast é através de entrevistas relevantes e atrativas. Mas porque garantir grandes nomes num programa embrionário pode revelar-se difícil... não se esqueça da sua rede de contactos e procure alguns amigos a quem pedir o favor. Prefira sempre entrevistas presenciais – não só o som do áudio é melhor mas também fazem o entrevistado sentir-se mais confortável.

 

Audio de grande qualidade

Não vale muito a pena que o conteúdo dos seus programas seja absolutamente genial se for continuamente afetado por uma gravação e produção de áudio péssimas. Um programa deve ter um determinado nível de produção que demonstra respeito pelo ouvinte e que o ajudará a diferenciar-se dos seus concorrentes.

 

Atraia patrocinadores

Quando o podcast estiver a desenvolver a sua base de ouvintes e downloads, deve focar-se no próximo passo: monetizar o programa para que este possa crescer. Para projetos com uma boa base de seguidores, existem vários patrocinadores dispostos a investir em publicidade a produtos e serviços no início, meio ou final do programa. Se possível, escolha patrocinadores com alguma relação com os seus ouvintes e empresa.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Podcast

Ferramentas de Edição de Audio Gratuitas

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais