Empreendedorismo

Plano de Redes Sociais


 

Ao longo dos últimos anos, as redes sociais têm vindo a cimentar-se como uma peça vital da campanha de marketing e promoção das empresas, seja qual for a sua dimensão.

 

Contudo, para que a presença nas redes tenha sucesso é necessário uma estratégia específica, com diretrizes e táticas que deverá cumprir para otimizar as possibilidades do meio.

 


Comprometa-se
Estabelecer uma presença nos media sociais pode ser um processo lento e trabalhoso. Para evitar a possibilidade de aborrecimento e consequente abandono de um canal recém-formado, faça uma promessa a si mesmo de investir algum tempo, energia e recursos.

 

Forneça informação útil e de qualidade
O interesse no seu negócio cresce se cada novo post contiver informação que os seus seguidores querem e precisam. O conteúdo deve ser único e concebido de acordo com o público-alvo.

 

Utilize os Media Sociais como ferramenta de Marketing
Pode descobrir informação preciosa sobre o que os seus clientes/consumidores gostam e querem, e o que pensam sobre promoções, concursos e outras estratégias que utilize. Pode obter feedback dos seus produtos e serviços e fazer uma mailing list para contactar os seus seguidores diretamente com ofertas especiais.

 

Ponha os seus produtos/serviços a boa luz
Dê oportunidade aos seus seguidores de conhecer melhor o seu produto/serviço – mostre-lhes o processo de fabrico, levante o véu sobre a história da empresa ou traga um empregado para a ribalta.

 

Mantenha imagem consistente
É aconselhável que assuma um tom mais amigável e informal das redes sociais, mas não se esqueça da imagem geral da empresa e do seu produto.

 

Posts estratégicos e não em massa
Fazer publicações em massa não significa, necessariamente, que chegue mais conteúdo a mais público. Na verdade, pode funcionar ao contrário: além da possibilidade de perder o impacto ou mesmo de fartar os seus clientes, lembre-se  que várias redes funcionam com algoritmos que fazem chegar os seus posts a menos indivíduos, se os colocar em grande quantidade. Planeie os seus posts estratégica e atempadamente.

 

Animação social
É fácil cair nas rotinas das redes sociais, pelo que é importante que, de vez em quando, tente agitar as coisas. Crie eventos de grupo que incluam e animem os seus clientes e seguidores, como votações, testes, passatempos, concursos ou sessões de chat.

 

Pergunte aos seus clientes/consumidores o que querem
Que melhor forma existe de saber o que os seus clientes/consumidores pensam além de lhes perguntar? Não tenha medo de pedir ideias e sugestões, ou até de os deixar fazer parte do processo de tomada de decisão – algo que os faz sentir ouvidos e importantes.

 

Recompense os fãs dedicados
Muitas vezes são clientes satisfeitos que fazem a melhor publicidade de um negócio – não deixe que isso passe ao lado, e recompense o seu papel de “embaixadores” da marca.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Qual a melhor rede social para o seu negócio

Facebook para Empresas

Instagram para Empresas

Twitter para Empresas

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais