Produtividade: Causas mais comuns de stress no escritório


Um dos problemas que mais afeta empreendedores e profissionais todos os anos é o stress proveniente do local de trabalho, especialmente quando este é um escritório tradicional. Infelizmente para além dos problemas que nascem destes espaços ainda se adiciona o facto de que nem sempre o profissional consegue detectá-los, sentindo-se ansioso ou deprimido sem conseguir apontar a causa.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Como recusar um projeto de forma profissional


Excesso de trabalho

É comum sentir que não tem tempo para terminar todas as suas tarefas, causando um estado de stress contínuo 24 horas por dia, sete dias por semana?


A melhor forma de lutar contra este problema é criar uma agenda detalhada de tudo o que tem para fazer. Escreva num papel todas as tarefas para aquele dia e/ou para aquela semana - a escrita manual ajuda o seu cérebro a organizar-se melhor mentalmente. Ao olhar para o que tem de fazer, consegue criar blocos de trabalho e saber se realmente tem muito trabalho pela frente ou se isso é apenas uma ideia transmitida pela quantidade de coisas que tem de executar apesar de algumas até serem rápidas e simples de concretizar. No final, irá sentir-se mais relaxado e confiante.


Um mau ambiente no local de trabalho

Idealmente todos os funcionários de uma empresa trabalham como uma equipa unida, contudo, todos sabemos que isto raramente acontece. Dois dos problemas mais comuns neste campo são profissionais que comunicam de forma agressiva com os colegas e profissionais que não realizam corretamente as suas tarefas, prejudicando a produtividade daqueles cujo trabalho depende dos desses colegas. 


A solução para o primeiro desafio passa por conversar em privado com os colegas. Muitas vezes, os comportamentos agressivos ou passivo-agressivos foram causados por mal entendidos entre a equipa e conversar abertamente sobre o assunto pode ajudar bastante. Tente compreender o que pode fazer para ajudar o colega.


No segundo caso, falar com uma chefia sobre o assunto é um dos caminhos que pode ser seguido mas não descarte a opção de o tentar ajudar. A vergonha de admitir que tem uma dúvida - algo completamente normal - pode estar a levar o seu colega a não ser tão produtivo quanto poderia ser e tudo o que ele precisa é uma ajuda.


Não conseguir organizar a vida pessoal e profissional

Saber que tem vários projetos pela frente e que ainda tem a responsabilidade de ir buscar os filhos à escola ou passar o fim-de-semana de volta do trabalho quando a família gostaria de passar tempo consigo é um problema que atinge praticamente todos os profissionais, especial os empreendedores. O primeiro passo é perceber que é impossível atingir o equilíbrio perfeito entre os dois mundos, o segundo passo é o de começar a ser restrito com o seu tempo de trabalho. Tal como faz com as reuniões, marque na sua agenda a tarde de sábado ou de outro dia para ir ao cinema com os amigos ou almoçar fora com os filhos - e não arranje desculpas para falhar.


LEIA TAMBÉM: Marketing: Formas orgânicas de chegar a novos clientes


A melhor forma de melhorar a sua produtividade e a sua saúde mental é detectar quais são de facto os problemas que o estão a afectar pois as soluções devem ser pensadas para os combater especificamente.


Keywords: Produtividade, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais