Produtividade: Dicas e truques para escrever o seu livro de forma organizada


É normal que algures na sua carreira, deseje publicar um livro seja ele de ficção ou inspirado na sua área profissional, cumprindo um sonho ou servindo como forma de aumentar o seu conhecimento em determinado tema, tornando-o num expert. Se não sabe por onde começar ou se está “encravado” estas dicas procuram ajudá-lo neste processo.


LEIA TAMBÉM: Como publicar um livro sem ajuda de uma editora


Delineie o propósito do livro

Saber logo de início qual a missão do seu livro irá ajudá-lo a tomar as decisões futuras. Saiba qual o tema que pretende explorar, qual a história que pretende contar, qual a lição que pretende partilhar.


Saiba onde o caminho o levará

De igual modo, deve saber - ou pelo menos ter uma ideia - de como acabará o livro. Qual a conclusão a que pretende chegar ou qual o fim da sua personagem? Saber onde termina ajuda-o a não se alongar demasiado e evita que escreva sem parar até perceber que perdeu o fio à meada.


Dê grande atenção ao primeiro capítulo

As primeiras impressões são importantes quando conhece um novo profissional e o mesmo aplica-se ao seu livro. O primeiro capítulo será aquele que cativará o leitor ou que o fará desistir. Não importa ter um grande capítulo a meio se não consegue que quem lê fique até essa parte. Peça opiniões e tenha extra-atenção a esta fase.


Minimize as distrações à sua volta

Sabia que o autor de Game of Thrones, George R.R. Martin, confessou usar um computador DOS? Pois é, ele referiu isso numa entrevista com o Conan O’Brien e explicou que assim evita distrações: “Ele [o computador DOS] faz tudo o que espero de um processador de texto e mais nada”. Não esperamos claro que se livre do seu Macbook Pro ou do seu HP mas pondere desligar-se da internet e não ter consigo o smartphone e o tablet. Feche-se no seu espaço quando estiver num bloco criativo e verá que os resultados serão melhores.


Delimite blocos curtos

O nosso cérebro não se consegue concentrar numa tarefa por mais de 30 a 40 minutos, por isso, crie blocos de escrita curtos e intercale com outras atividades sejam elas trabalho ou exercícios de relaxamento.


LEIA TAMBÉM: Marketing: Vantagens de publicar o seu livro


Finalmente, tenha confiança no seu trabalho e orgulhe-se dele. Entenda igualmente que escrever o livro perfeito é uma utopia e que é natural sentir que não está preparado. Contudo, não deixe esse sentimento arrastar a publicação. Demarque uma data e dedique o seu melhor a este projeto.


Keywords: Como Escrever um Livro, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais