Produtividade: Como recusar um projeto de forma profissional


Por muito que goste de ajudar os seus colegas ou que não tenha receio de aceitar novos desafios colocados pelo seu chefe, é normal que por vezes o excesso de trabalho o impeça de aceitar novos projetos ainda que tal nem sempre seja fácil pelo medo de não contarem consigo em futuras ocasiões, ou pelo medo de levar o outro a pensar que está a recusar meramente por recusar.


LEIA TAMBÉM: Chefia: Como criar uma relação mais pessoal com a sua equipa


Sublinhe os projetos importantes nos quais está a trabalhar

Agradeça a oportunidade e o facto de terem pensado em si mas não tenha receio de sublinhar o seu envolvimento em determinado projeto que, neste momento, requer o máximo da sua atenção. Isto irá demonstrar que de facto está a trabalhar e que, sendo profissional, não se quer arriscar a aceitar mais uma tarefa, colocando ambas em risco de não serem executadas da melhor forma.


Indique qual a sua disponibilidade

Alguns projetos são mais urgentes que outros e é por isso que deve indicar até quando estará mais ocupado. Talvez fique com tempo livre daí a uma semana ou a um mês e talvez o projeto possa esperar esse tempo. Deste modo, transmite a ideia de que está com interesse na tarefa, somente não consegue avançar no momento presente.


Indique um colega de confiança

Se tem confiança em determinado colega que no momento tem maior tempo livre, indique o seu nome, demonstrando que apesar de não ficar com o projeto quer fazer questão deste passar para alguém adequado. Indique projetos semelhantes já realizados pelo colega e sublinhe que, ao ter mais tempo, a tarefa será levada a cabo da melhor forma.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Os maiores obstáculos mentais ao sucesso


Não se esqueça de agradecer sempre o facto de terem pensado em si e deixe claro que gostaria de participar em futuras ocasiões. Dizer que “não” pode ser melhor para si e para o projeto quando sabe que não conseguirá executar tudo com os melhores resultados por falta de tempo ou de recursos. Negar uma oportunidade pode ser a ação mais profissional a tomar e isso será sempre tido em conta pois um profissional que aceita tudo, será facilmente visto como alguém que, eventualmente, trabalha à pressa.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais