Produtividade: Truques para ajudar pais a reduzir o stress matinal


As primeiras horas da manhã são quase sempre fonte de stress para a maioria dos profissionais. Entre ler as principais notícias, tomar o pequeno-almoço, preparar a sua pasta e rever os compromissos, na hora de sair de casa o dia já se encontra num caos absoluto. Quando se adicionam crianças à mistura, é normal que o stress aumente. No entanto, existem truques que irão deixar a sua rotina matinal harmoniosa e menos stressante para adultos e crianças.


LEIA TAMBÉM: Como demonstrar apreciação pela sua equipa


Prepare o que puder de antemão

A mochila dos filhos, a sua pasta, a roupa que ambas as partes irão vestir, o que será o pequeno-almoço - tudo isto são elementos que pode preparar na noite anterior, garantindo que não são obstáculos ao início do dia. Além de aliviar o stress, este pequeno passo garante que existe menos probabilidade de se esquecer de alguma coisa importante.


Adapte o seu horário de acordar

Se sente que tudo está a ser feito à pressa, tente deitar-se e levantar-se mais cedo. Desta forma terá tempo para relaxar de manhã e concretizar todas as tarefas a tempo de sair de casa sem o peso das primeiras horas. Não se esqueça que este passo é igualmente indispensável para as crianças pois nesta fase devem sentir o menor stress possível.


Dê prioridade a si mesmo

Nada pior do que estar a preparar algo para as crianças enquanto pensa no quanto ainda tem de fazer para si mesmo. Acorde mais cedo que os pequenos e tire uns minutos para ler as notícias, ver televisão ou verificar as notificações das redes sociais. 


Não tenha receio de pedir ajuda

A ideia de que preparar os filhos para a escola é tarefa da mulher é bastante ultrapassada e, hoje em dia, muitos pais oferecem também uma mão. Não deixe tudo para si e saiba dividir as tarefas matinais com a sua cara metade. Além da responsabilidade ser dos dois, esta entre-ajude é benéfica à saúde mental das crianças pois mostra-lhes valores e a boa relação entre os pais.


Os pequenos devem ajudar

Durante os primeiros tempos é quase impossível ajudar, porém, quando a criança chega aos nove ou dez anos já é capaz de tratar de si em certa medida. Coisas como se vestir, fazer um pequeno-almoço simples (cereais, por exemplo), e arrumar a mochila, são pequenas responsabilidades que deve incutir desde cedo, ajudando-os a tornarem-se independentes enquanto alivia a carga matinal.


LEIA TAMBÉM: Vícios que prejudicam a sua produtividade


Começar o dia sem stress irá não apenas beneficiar a sua saúde mental a longo prazo como a sua produtividade no dia-a-dia. Boa disposição é fundamental para qualquer profissional, especialmente se lida com clientes ou outras entidades importantes.


Keywords: Produtividade, Rotina Matinal, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais