Produtividade: Truques para superar períodos de procrastinação


A produtividade é um dos grandes amigos de qualquer profissional, permitindo-lhe dar o seu melhor enquanto se mantém motivado ao longo do dia. Contudo, existe um mal que nos atinge a todos, a procrastinação. Para a combater e ultrapassar, pode optar por alguns truques, focando-se no importante e acabando menos prejudicado no final do dia.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Como criar uma boa agenda semanal


Transforme tarefas longas em pequenos blocos

Imagine que tem de escrever um relatório de dez páginas mas está completamente desmotivado. Além disso, este é para entregar apenas dentro de duas semanas. O longo prazo e a vontade de procrastinar podem levá-lo a não ter vontade de iniciar uma tarefa que será demorada. Quando isto acontece, perceba que não tem de começar e terminar o relatório no mesmo dia. Divida-o em partes e conclua apenas algumas, idealmente, as mais cativantes: recolher dados, analisá-los, elaborar a introdução, criar o índice, procurar as imagens. Mesmo que pouco, é importante avançar o possível.


Recompense o seu esforço

Doces ou chocolates são uma das melhores formas de recompensar o seu cérebro sem parar de trabalhar. Prometa a si mesmo que quando terminar aquela tarefa menos motivante, irá presentear-se com algo de que gosta. Pode mesmo ser um café ou um chá. Este reforço positivo, irá ajudá-lo a superar a procrastinação a curto prazo.


Renove o que o rodeia

Um escritório limpo, com a mobília num sítio diferente, ou com uma decoração nova, é por vezes o suficiente para o motivar novamente. Se for possível, renove o seu espaço de trabalho, deixe-o limpo e com um bom aroma - com incenso ou ambientadores, desde que não incomodem os colegas. 


Aceite a sua desmotivação e faça uma pausa

Como diz o popular anúncio, faça uma pausa! Quando se encontra demasiado em baixo, insistir em trabalhar acaba por ser mais prejudicial que benéfico. Vá beber um café, tire dez minutos para verificar as redes sociais, veja o último vídeo do seu Youtuber favorito, esteja um pouco à janela. Deixe o seu cérebro descansar momentaneamente. 


A procrastinação é inevitável. O tempo, os problemas pessoais ou profissionais, e até a motivação dos colegas podem levá-lo a perder a vontade de trabalhar, contudo, é necessário aprender a dar a volta à situação. Mesmo que não consiga recuperar a 100%, não deixe de avançar o máximo de tarefas possíveis.


Keywords: Produtividade, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais