Redes Sociais: Porque deve adaptar o conteúdo à plataforma


Criar conteúdo cativante para as redes sociais é fundamental na hora de expandir a presença da sua empresa, contudo, não basta elaborar um bom vídeo ou uma imagem original a serem partilhados em todas as plataformas. Cada espaço tem as suas características e, de forma a tirar o maior partido dele, deve aprender a adaptar-se.


LEIA TAMBÉM: Redes Sociais: As principais vantagens das hashtags


O tipo de usuário é diferente

A maior parte dos usuários do Facebook encontram-se na casa dos 30 anos para cima, enquanto que o TikTok é mais visitado por jovens Millennials e Gen Z. Devido a isto, deve pensar em criatividades otimizadas para cada tipo de público. 


Cada plataforma tem o seu formato de eleição

Ninguém vai ao Youtube à procura de vídeos com 30 segundos. À semelhança, é pouco provável que alguém veja na totalidade vídeos de 10 minutos no Facebook ou Twitter. Quando opta por uma rede social, deve compreender o seu objetivo e o tipo de formato que melhor se aplica a ela.


Um estilo específico de comunicação

Enquanto nos espaços para os jovens é natural usar uma linguagem informal, o mesmo não deve acontecer na hora de partilhar conteúdo no LinkedIn, por exemplo. De igual modo, exagerar nas hashtags no Facebook e não as colocar no Instagram será visto como algo estranho, para além de prejudicar a sua conversão e alcance.


LEIA TAMBÉM: Redes Sociais: Os dados que deve analisar no final do ano


No final, lembre-se que é natural não conhecer a fundo todas as redes sociais, especialmente as mais jovens, por isso, não tenha receio de contratar um profissional especializado. Em alternativa, comece a mergulhar nas plataformas assim que ouve falar nelas, procurando as potenciais vantagens.


Keywords: Redes Sociais, Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, Twitter, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais