Redes Sociais: Porque deve adaptar o conteúdo à plataforma
Criar conteúdo cativante para as redes sociais é fundamental na hora de expandir a presença da sua empresa, contudo, não basta elaborar um bom vídeo ou uma imagem original a serem partilhados em todas as plataformas. Cada espaço tem as suas características e, de forma a tirar o maior partido dele, deve aprender a adaptar-se.
O tipo de usuário é diferente
A maior parte dos usuários do Facebook encontram-se na casa dos 30 anos para cima, enquanto que o TikTok é mais visitado por jovens Millennials e Gen Z. Devido a isto, deve pensar em criatividades otimizadas para cada tipo de público.
Cada plataforma tem o seu formato de eleição
Ninguém vai ao Youtube à procura de vídeos com 30 segundos. À semelhança, é pouco provável que alguém veja na totalidade vídeos de 10 minutos no Facebook ou Twitter. Quando opta por uma rede social, deve compreender o seu objetivo e o tipo de formato que melhor se aplica a ela.
Um estilo específico de comunicação
Enquanto nos espaços para os jovens é natural usar uma linguagem informal, o mesmo não deve acontecer na hora de partilhar conteúdo no LinkedIn, por exemplo. De igual modo, exagerar nas hashtags no Facebook e não as colocar no Instagram será visto como algo estranho, para além de prejudicar a sua conversão e alcance.
No final, lembre-se que é natural não conhecer a fundo todas as redes sociais, especialmente as mais jovens, por isso, não tenha receio de contratar um profissional especializado. Em alternativa, comece a mergulhar nas plataformas assim que ouve falar nelas, procurando as potenciais vantagens.
Keywords: Redes Sociais, Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, Twitter, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo