Redes Sociais: Aumente a confiança da sua audiência


A transparência e a confiança na marca são dois dos elementos mais importantes na vida e na longevidade de uma empresa atual. Mais do que uma relação de compra e venda, os novos consumidores (Millennials e Geração Z) dão preferência a marcas com as quais se consigam identificar e em que confiem. Mas como tornar a sua, numa marca de confiança para os jovens?


Seja o mais transparente possível

Existe um elemento que, sem querer, destrói a habilidade das marcas de serem transparentes aos olhos dos consumidores - ignorar o feedback negativo. 


Apagar comentários negativos pode ser uma tendência mas irá transmitir a ideia de que pretende esconder o descontentamento de clientes passados e se escondeu daquele, certamente o terá feito com outros. Lembre-se que uma das primeiras coisas que um Millennial ou um Geração Z faz é verificar as reviews da marca. Ao não encontrar nada negativo, irá perceber rapidamente de que esta não é transparente e de que pode estar a esconder um mau serviço ou um mau produto.


Por outro lado, responder negativamente a comentários ou dando respostas “padrão” demonstra que não se preocupa realmente com a satisfação do cliente. Peça desculpa pelos incómodos causados (mesmo quando a responsabilidade possa não ser sua) e seja o mais profissional possível.


Revele mais do que está por detrás da cortina

A chegada de um novo produto pode ser anunciada com um post formal que inclua a imagem do mesmo e um “já à venda”. No entanto, uma melhor opção é partilhar imagens da sua equipa a usar o produto ou a interagir com ele de alguma forma. Para além de aumentar o seu nível de transparência, irá igualmente criar um momento divertido e relaxado que deixará o leitor de bom humor, podendo até partilhar o post com amigos e família - seja criativo!


A sua marca e o mundo

Existem eventos e momentos na nossa História que não devem passar ao lado da sua marca. O incêndio da Notre Dame, os novos estudos sobre a poluição, o aniversário de uma figura importante, tudo isto são momentos que não devem passar em claro e pode aproveitá-los para fazer um breve post quer a lembrar o evento, quer até a demonstrar como o seu produto ou serviço pode fazer a diferença - tenha apenas cuidado para o post não ser encarado como uma tentativa de marketing à custa de um tema sensível.


Nem todo o conteúdo da sua marca tem de estar ligado somente a vendas. Especialmente quando se fala de redes sociais, é importante ter uma relação mais pessoal com quem o segue, demonstrando que para além de bons produtos, a sua equipa contém boas pessoas e bons profissionais que se preocupam com os clientes.


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