Redes Sociais: Como criar um calendário de conteúdo
Independentemente do tipo de negócio que tem, é essencial aprender a aproveitar as redes sociais da melhor forma, especialmente aquelas que são populares junto das gerações mais novas, como o Facebook, o Instagram e o TikTok. Enquanto nesta última o agendamento de conteúdo não é ainda uma tendência ou uma necessidade, o mesmo não se aplica às primeiras duas. Para vingar nelas, deve manter uma publicação constante, algo que requer organização e planeamento, auxiliado por um calendário.
Foque-se não apenas nos dias mas no geral
Independentemente de usar um calendário em papel ou online, certifique-se que consegue ver o conteúdo no geral. Deste modo, saberá rapidamente qual a distribuição dos posts e quais os próximos a preparar.
Marque dias e comemorações importantes
O dia de aniversário do negócio, dias de celebração internacionais, feriados nacionais, tudo isto deve ir para o seu calendário antes de tudo o resto. Estas datas são excelentes para aproveitar o hype natural e criar conteúdo único e cativante.
Mantenha uma periodicidade
Na maioria das redes sociais, o ideal é publicar conteúdo pelo menos uma vez por dia. Se for essa a sua escolha, evite passar vários dias sem partilhar posts pois isso irá diminuir bastante o seu alcance orgânico, indicando às plataformas que aquela página é pouco ativa e não vale a pena ser promovida.
Evite a repetição
Uma das vantagens de ter um calendário, é poder evitar a repetição de conteúdo. Intercale imagens com vídeos e artigos, originais e cativantes. O mesmo post várias vezes irá transmitir falta de profissionalismo e a ideia de que não se preocupa com os seguidores.
Distribua trabalho pela equipa
Um membro da sua equipa é excelente a criar vídeos? Um deles escreve muito bem? Pegue no seu calendário e distribua o conteúdo por quem melhor o faz. Além de lhe libertar tempo para outras tarefas, este tipo de atividade é boa para envolver quem trabalha consigo no crescimento do negócio.
Redes sociais bem geridas podem trazer-lhe novos clientes, enquanto o ajuda a manter os que já tem. Mostre a sua relevância e criatividade, e mantenha-se por cima da concorrência com alguns passos simples mas importantes.
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