Redes Sociais: Essenciais para lidar com trolls e haters


O mundo online foi uma das grandes invenções das últimas décadas, permitindo-nos comunicar com qualquer pessoa, encontrar amigos improváveis, parceiros de trabalho do outro lado do mundo, e clientes com os mais variados interesses. Isto abriu inúmeras oportunidades, especialmente aos pequenos negócios, que têm nas redes sociais a chance de chegar a todo o lado, contudo, existe um lado negro que bem conhecemos. 


Com os comentários de apoio e as críticas construtivas aparecem os chamados “haters” ou “trolls”, indivíduos que deixam feedback negativo apenas para melhorarem o seu próprio dia, alheios às consequência dos seus atos. Para o ajudar, trazemos alguns essenciais a ter em conta quando se deparar com estes comportamentos.


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Procure um gestor de redes sociais profissional

Ainda que seja fácil ignorar comentários despropositados, é comum sentir a necessidade de responder de forma agressiva, aumentando o ódio que recebe. Um gestor profissional terá a neutralidade desejada e saberá por experiência e conhecimento, como lidar da melhor forma com este tipo de feedback, protegendo-o e mantendo na sua página um ambiente positivo para todos.


Descubra a razão por detrás da queixa

Se recebe inúmeros comentários agressivos sobre as suas embalagens serem “uma porcaria”, pode passá-los por “haters”, contudo, quando vê este tipo de feedback, é fundamental tentar perceber se existe de facto um problema que tem de ser resolvido. Infelizmente, nem todas as pessoas sabem deixar uma reclamação construtiva, acabando mascarados e deixando situações por resolver.


Perceba que não há forma de os eliminar

É possível diminuir a quantidade de hate recebido mas nunca conseguirá eliminar por completo estas pessoas. Existirá sempre quem tenha como passatempo segui-lo apenas para deixar comentários negativos e é fulcral aprender a lidar com eles, compreendo que a sua “opinião” nada mais é do que uma provocação em busca de uma resposta igualmente negativa que continue o ciclo. Foque-se no feedback positivo e naqueles que o querem realmente ver a melhorar e a evoluir.


Cuide da sua saúde mental e não se deixe afetar por um problema que pode parecer menor mas que, na realidade, assombra inúmeros profissionais, desde aqueles virados para os pequenos negócios, até aos influencers de grandes canais.


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