Os grandes essenciais para dominar as redes sociais


Apesar de algumas quedas, as redes sociais continuam a fazer parte fundamental da estratégia de marketing de qualquer empresa e, se ainda não possui num especialista na sua equipa, descubra algumas dicas essenciais e que o ajudarão a usar a plataforma da melhor forma e com os melhores resultados.


A oferta é maior do que a procura

O que não faltam são plataformas nas quais pode criar um perfil e uma comunidade, contudo, nem todas estas redes sociais são populares no geral ou utilizadas pelo seu público-alvo. Por exemplo, enquanto os Millennials ainda usam bastante o Facebook (a par com a Geração Y e os Baby Boomers), a Geração Z já usa quase exclusivamente o Instagram. Isto significa que plataformas como o Pinterest e o Snapchat podem não ser as ideais para o seu negócio, especialmente numa fase inicial. Escolher a rede errada irá levá-lo a gastar recursos e tempo quando estes poderiam estar a ser usados em outras coisas.


Crie um plano de conteúdo diário

Ainda que conteúdo em excesso o prejudique, especialmente no Facebook, é importante que não deixe de publicar diariamente pois isso irá levá-lo a perder alcance porque, primeiro, a plataforma irá compreender que a página não é importante e, segundo, porque ao ter menos conteúdo irá ter menos interação, igualmente importante no aumento do alcance orgânico. Crie um calendário com imagens, vídeos, e outros posts que está a pensar partilhar (aproveite dias especiais como o Dia da Mãe ou o Natal para criar conteúdo especial).


Analise a necessidade de contratar um profissional de redes

Contratar um gestor de redes sociais (tradicionalmente ou através de um freelancer) é algo que a maioria das empresas acaba por fazer mais tarde ou mais cedo. Se conhece o mínimo sobre redes e é autodidata pode optar por guardar para si esta tarefa (ou para um membro da equipa capaz), contudo, não deixe de lado a possibilidade de vir a contratar um profissional caso não esteja a obter os resultados que gostaria. Um gestor poderá indicar-lhe quais as redes em que apostar e qual o conteúdo mais acertado para cada.


Transforme a sua equipa em pequenos influencers

Se os membros da sua equipa têm boas capacidades de comunicação, comece a introduzi-los na sua página como pequenos influencers. Se têm histórias engraçadas que se relacionem ao seu produto ou aos valores que defende, partilhe-as e, com o tempo, eles conseguiram angariar seguidores do seu conteúdo que, por conseguinte, levará aos seus produtos e serviços. Se olhar em volta, várias jovens empresas optaram por este tipo de sistema, olhe por exemplo para o Buzzfeed.


Experimente vários tipos de conteúdo e perceba o que realmente obtém resultados junto dos seus seguidores, adaptando o tipo de posts à plataforma e ao público que mais a usa.


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