Redes Sociais: Aprenda a detetar um falso Influencer


Utilizar as redes sociais para alcançar um maior número de clientes é uma estratégia difícil de evitar e, como parte dela, torna-se comum o uso de influencers, dos grandes nomes seguidos por milhares e até milhões de pessoas, aos que se concentram em determinados nichos. No entanto, nem sempre é fácil distinguir um verdadeiro influencer de um cujos seguidores são na realidade fantasmas.


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Analise rapidamente quem são os seguidores

Um dos primeiros passos simples que dar é conferir as imagens de perfil que seguem determinado influencer. Imagens de perfil iguais ou default, assim como seguidores sem posts, ou cujos nomes possuem números, podem ser um sinal de que está perante um público que não existe. 


Pouca ou nenhuma interação

Se o indivíduo em questão possui milhares de seguidores, isso irá refletir-se nos “likes” e nos comentários dos seus posts. Um dos casos mais comuns quando se depara com um falso influencer é perceber que o ratio seguidores/interação não faz sentido. Se não existe interação por parte do seguidor, poderá ser um sinal de que estes não existem.


Questione sobre os Insights

Na hora de criar uma parceria é natural pedir as estatísticas da plataforma onde pretende promover os produtos. Este é um passo comum e que deve ser feito em todos os casos, em especial, quando tem dúvidas quanto à veracidade da audiência de determinada figura. A demografia, a localização, as idades e os géneros dos seguidores devem ser diversificados pois mesmo que exista um público-alvo, este não é sempre o mesmo (excepto talvez em casos muito específicos e fora do padrão).


Não deixe de lado as “referências”

Questionar sobre parcerias antigas ou pesquisá-las por sua conta é outra forma de ficar a conhecer um pouco mais sobre o influencer. Por exemplo, uma figura com um número elevado de seguidores terá certamente sido contactado no passado por outras marcas. Se não encontra um rasto de parcerias antigas pode estar perante alguém cujos resultados não coincidem com o perfil apresentado.


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Tenha atenção onde investe e em quem investe o seu dinheiro. A escolha do influencer para o seu produto ou serviço deve ser levado tão a sério como a escolha de qualquer outro tipo de parceiro.


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