Reunião: Como apresentar os dados dos gráficos de forma coerente e cativante


Na hora de apresentar os dados da sua empresa ou de determinado projeto a um cliente ou parceiro, é importante que saiba fazê-lo evitando que o outro perca o interesse ou que não memorize as informações realmente marcantes, e isso depende de si e da estratégia que escolhe.


LEIA TAMBÉM: Como se manter produtivo mesmo em alturas de stress elevado


Tenha em atenção o tamanho da letra e dos gráficos

O seu computador pode ser enganador e convém confirmar com um colega ou familiar que a sua apresentação é bem visível mesmo à distância. Se reparar que o outro está a forçar a vista ou que não consegue dar uma resposta afirmativa imediata, é altura de modificar o slide em questão.


O significado dos dados são mais importantes que os dados em si

Dizer apenas que determinado projeto obteve x número de vendas não significa nada em si. É fundamental que explique em que se traduzem os resultados: sucesso do produto junto do cliente, o uso correto das novas redes sociais, uma maior popularidade junto determinado público em detrimento de outro.


Concentre-se nos dados relevantes

Imagine que está num slide que demonstra o tráfego do seu site usando como métrica a origem dos visitantes. Se existirem 49% de portugueses e 51% de espanhóis, deve colocar os dois em destaque, explicando que o produto vende bem nos dois países. Contudo, se a percentagem for de 89% de portugueses, 5% de espanhóis e 6% de franceses, o número em destaque deve ser o de Portugal, evitando retirar-lhe espaço para demonstrar dois aspectos provavelmente menos importantes do relatório. Saiba distinguir informação fulcral de informação secundária que poderá causar poluição visual, dificultando a análise por parte do outro.


Evite o uso de demasiadas abreviações

Se está a apresentar os dados a um especialista em redes sociais poderá optar pela utilização de abreviações como FB (Facebook), T (Twitter) ou IG (Instagram), contudo, escolher termos como WP (Wordpress) ou GA (Google Analytics) quando se direciona a um público menos especializado, acabará por confundi-lo e até insultá-lo indiretamente pois está a presumir que saber estas abreviações é algo tão banal que todos os presentes as deveriam conhecer.


LEIA TAMBÉM: Marketing: As vantagens de usar conteúdo gerado pelos clientes a seu favor


Estes são alguns cuidados extra que deve ter na hora de construir uma apresentação de sucesso que consiga partilhar os seus dados da melhor forma, garantindo futuras parcerias ou novos grandes projetos para a sua empresa.


Keywords: PowerPoint, Prezi, Apresentação, Reunião, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais