Segurança: Reforce o seu smartphone contra hackers


A maioria dos profissionais preocupa-se com a segurança do seu computador, adquirindo os antivírus mais recentes e os melhores aparelhos de identificação secundária, contudo, muitos esquecem-se de o fazer nos seus smartphones. Há alguns anos uma mera tecnologia de comunicação, os smartphones são atualmente autênticos minicomputadores e é fundamental que se encontrem igualmente seguros pois através deles qualquer hacker tem acesso ao seu site, contactos pessoais, e redes sociais.


Mantenha o aparelho atualizado e com um antivírus

Sabendo dos riscos, tanto a Android como a Apple possuem meios de segurança próprios, ainda que básicos, sendo fundamental manter o seu sistema operativo atualizado. Para as auxiliar procure um antivírus, idealmente pago e de confiança, para lhe oferecer uma proteção extra.


Use todo o tipo de segurança

Pin e código de desbloqueio do teclado são duas formas que pode usar para manter o smartphone seguro. Lembre-se, claro, que ambos devem ser diferentes evitando que com uma password um estranho tenha acesso aos dois sistemas de bloqueio. De igual modo, opte por aparelhos que usem as impressões digitais para o desbloquear e permitir ações como fazer compras online ou mudar definições importantes.


Esteja preparado

Pense no que fará se o seu smartphone for roubado ou se o perder. Para além da maioria dos aparelhos possuírem aplicações que ajudam os usuários a encontrá-los, alguns permitem que todo o conteúdo seja eliminado caso a password seja colocada de forma errada x número de vezes seguidas. É também importante entrar em contacto com a empresa para perceber que outros passos deve tomar.


Faça sempre log-out e bloqueie tudo

Acabou de usar a sua rede social? Faça log-out. Não vai mais utilizar o smartphone? Bloqueie o teclado. Nunca deixe nada ao acaso e jamais deixe o seu aparelho desprotegido especialmente quando se encontra fora de casa.


Evite redes públicas e desligue o bluetooth

O grande perigo encontra-se na rua quando menos espera por ele e quando está mais ocupado em chegar à reunião do que nos possíveis ataques que podem ocorrer. Evite ligar-se a uma wi-fi pública, facilmente acessada por hackers que a partir dela têm acesso a todos os aparelhos a ela ligados e, pela mesma razão, não deixe o seu smartphone com o bluetooth ligado e muito menos visível.


Não se esqueça também que deve manter os seus dados guardados numa cloud ou num disco externo, evitando perder tudo no caso do pior acontecer. Proteja-se e proteja o seu negócio numa altura em que as ameaças não param de aparecer de onde menos espera.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Novas e perigosas formas de ser hackeado que deve conhecer já

Segurança: O que leva os hackers a atacarem a sua empresa?

Dicas para impedir que seja prejudicado por hackers


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais