Side Hustle: Como saber se não está na hora de largar o seu emprego


Muitos profissionais optam por criar empregos secundários que concretizem as suas ambições e, desse grupo, tantos outros decidem fazer desta a sua atividade principal, contudo, um passo em falso pode colocar em causa o seu projeto e o seu equilíbrio financeiro.


Poupanças suficientes

Idealmente deve ter pelo menos um ano de poupanças antes de largar o seu trabalho principal, garantindo que se o side hustle não correr bem tem uma forma de manter as suas financeiras no positivo.


Não possui objetivos claros

Tem a sua atividade secundário mas não tem nenhum plano a longo prazo do que gostaria de concretizar com ela. Se for o caso, deve evitar largar o seu trabalho principal pois não possuir um plano de negócios claro irá prejudicar o seu projeto rapidamente. Delineie primeiro quais os objetivos principais e as formas como vai chegar até eles.


Não existem clientes frequentes

Se conseguir clientes e escoamento de produtos é uma tarefa difícil e incerta, este é um sinal de que não pode mesmo abandonar a sua atividade principal pois torna o seu side hustle num negócio precário e pouco certo. Lute primeiro por ter um volume de vendas estável.


É normal sentir-se desmotivado com o seu trabalho principal, especialmente depois de montar um negócio pessoal, no entanto, nunca se precipite na decisão de o tornar na sua fonte maioritária de rendimentos. Os primeiros cinco anos de qualquer projeto são os mais difíceis e deve ter a certeza de que não irá prejudicar o seu futuro.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como saber se deve iniciar uma atividade profissional secundária

Passos a considerar quando está prestes a transformar o seu trabalho secundário no seu emprego principal


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais