Como lidar com o stress e a ansiedade do trabalho remoto (teletrabalho) “forçado”


Enquanto muitos profissionais se adaptam rapidamente ao trabalho remoto (teletrabalho), outros sofrem bastante com problemas de stress e ansiedade, tendo uma maior dificuldade em modificar as suas rotinas. Estes são alguns truques que pode usar, de forma a tornar o período o mais produtivo possível e evitando problemas de saúde graves como a depressão.


LEIA TAMBÉM: Cyberbullying: Como lidar com este tipo de comportamento online


Mantenha a rotina habitual

Se se levantava às seis da manhã, ia trabalhar, almoçava por volta das 12h, e terminava o trabalho às 17h, convém manter essa rotina. Estar em casa pode levá-lo a querer dormir até mais tarde, por exemplo, mas isso irá prejudicar a sua produtividade, causando problemas de ansiedade e stress.


Crie um espaço de trabalho e peça cooperação

Trabalhar hoje na cozinha e amanhã na sala não lhe permite criar um ambiente propício, no qual possa relaxar e preparar-se para se concentrar sem interrupções. É importante explicar à família que durante as horas de trabalho não pode ser incomodado e que agora terá de ter um local de trabalho fixo em casa. Este espaço deve manter-se em silêncio e arrumado.


Não espere da sua casa o que tem no escritório

Internet menos rápida, um computador com menos potência, documentos que têm agora de ser colocados em plataformas de partilha online (como o Office 365), tudo isto são coisas a que se deve habituar. Mentalize-se de que a sua casa nunca será o seu escritório e que é normal não ter o mesmo conforto. Evite frustrar-se com o que não pode impedir e tente fazer o melhor com o que tem à disposição.


Peça ajuda a colegas e chefias

Se a sua adaptação está a ser complexa não tenha receio de pedir apoio à chefia ou a um colega que se tenha adaptado melhor. Conselhos sobre que antivírus usar, como organizar o seu tempo, quais os meios de comunicação atuais (Messenger, Whatsapp, Microsoft Teams), ou onde estão os documentos de que precisa para trabalhar. Tudo isto são questões naturais que devem ser respondidas.


LEIA TAMBÉM: Trabalho Remoto: Os problemas que podem levá-lo a desistir


Ainda que muitas empresas estejam lentamente a regressar aos escritórios, a verdade é que o trabalho remoto se irá manter para a maioria até final do ano, por isso, é fundamental reorganizar a sua rotina e habituar-se ao “novo normal”.


Keywords: Trabalho Remoto, Teletrabalho, Messenger, Facebook, Whatsapp, Microsoft Teams, Office 365, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais