Trabalho Remoto: Continue a criar ligações entre a equipa


As ligações entre os membros de uma equipa são fundamentais ao seu bom funcionamento e à sua produtividade, contudo, enquanto num escritório é relativamente simples alimentar este contacto diário, quando se trata de trabalho remoto (teletrabalho), o assunto muda. Por isso, trazemos algumas estratégias para ultrapassar este obstáculo, em especial se a sua equipa não estava habituada a este modo de trabalho.


LEIA TAMBÉM: Reunião: Qual a melhor hora para marcar uma reunião


Valorize o esforço e os resultados pelo chat

A sua nova forma de comunicação é provavelmente o chat do Messenger, do Whatsapp, ou um mais profissional como o oferecido pelo Office 365. Além de discutir trabalho e distribuir tarefas, lembre-se de incentivar a equipa ao destacar as pequenas vitórias, tal como faria num escritório. Isto transmite algum sentido de normalidade e ajuda a motivar os profissionais.


Socializar continua a ser uma prioridade

Aproveite o seu chat principal, ou crie um novo, onde os membros possam partilhar notícias e memes, um local onde possam descontrair e ter uma convivência algo semelhante ao que tinham antes. Incentive também a comunicação, ainda que sem abusos, durante o horário de trabalho, tal como acontece num escritório. Este espaço é perfeito para se manterem laços e para a equipa relaxar um pouco nas suas pausas.


Organize um evento de grupo online

O Monopólio e o Uno são exemplos de títulos online que pode jogar com a equipa. Ver um filme em grupo, ter um jantar em videochamada, jogar ao jogos das palavras, tudo isto são brincadeiras que fazem a diferença, especialmente quando se fala de equipas pequenas e bastante unidas. Claro, procure também organizar um evento presencial quando as medidas de segurança aliviarem e for possível encontrarem-se, mesmo que o trabalho remoto continue.


LEIA TAMBÉM: Cibersegurança: Como evitar que a sua impressora se torne num risco


Manter uma rotina e algum nível de normalidade é fundamental para muitos dos profissionais que não estão habituadas ao trabalho remoto. Cabe a si como chefia estar atento às suas necessidades, não apenas as profissionais como as pessoais.


Keywords: Videoconferência, Videochamada, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais