Truques para melhorar a sua liderança enquanto mulher


Num mundo maioritariamente governado por homens e numa sociedade que ainda vê o sexo feminino como símbolo de obediência, falta de confiança e delicadeza, pode tornar-se difícil para uma mulher ser levada a sério enquanto empreendedora ambiciosa e dedicada. Contudo, para além das muitas conquistas que provam o contrário, é importante aprender como usar a sua presença para se demarcar como empresária, conquistando a confiança de colegas, clientes e possíveis parceiros que ainda tenham alguma dúvida das suas capacidades.


Seja confiante

Curiosamente, aquilo que torna o sexo masculino tão confiante é algo que está relativamente errado - culpar os outros. Os homens têm uma maior tendência a procurar fatores externos às suas derrotas enquanto as mulheres são muitas vezes induzidas a ver apenas as suas falhas como um problema grave que diminui a sua confiança. Claro que não deve culpar inocentes mas deve sim olhar em volta e pensar racionalmente sobre a razão de determinado projeto não ser funcionado. Mais do que isso, tenha confiança na sua posição, sempre, e aprenda que errar é somente uma forma de a tornar mais forte e experiente. O importante não é errar, é não errar duas vezes. Para além disso, não aceite a culpa quando esta é injustamente imposta em si.


Altos e baixos

Seguindo a linha de cima, as mulheres têm maior tendência a ficarem presas nas suas derrotas enquanto os homens tendem a focar-se nas suas conquistas. Faça uma lista de tudo o que já conseguiu enquanto profissional e quando se sentir mais desmotivada, lembre-se de que um mau momento é isso mesmo, somente um momento que irá passar.


Seja assertiva

Se está a apresentar uma ideia ou um novo projeto lembre-se de evitar o “talvez pudéssemos fazer x” para “acredito que possamos fazer x”. A primeira frase transmite a ideia de que está a pedir aprovação para algo do qual não tem a certeza absoluta, como se tivesse tido aquela ideia há cinco minutos e sem qualquer tipo de base. O segundo tipo de discurso mostra que sabe do que está a falar e que tem boas bases, e confiança, para oferecer determinada ideia.


Preste atenção à sua voz

Delicadeza é palavra-chave quando se fala em “mulher”, contudo, esta vem muitas vezes associada à ideia de que uma mulher deve falar suavemente, tornando a voz e a apresentação de algumas adultas semelhante ao de uma criança ou jovem adolescente. Claro que isto não significa que tenha de mudar a sua voz mas pode ser útil gravar-se enquanto treina uma apresentação e ver de que modo a sua voz transmite ou não segurança e confiança. Não tenha medo de falar num tom mais grave se isso lhe for mais natural e mais apropriado ao seu discurso.


Você pertence a este mundo

Andar atrás dos homens ou sentar-se encolhida tem de terminar. Endireite os ombros, levante a cabeça, caminhe com confiança. Quando sentada, sente-se confortavelmente e ocupe o seu espaço devido. Se tem uma altura acima da média não tenha medo de usar saltos por receio de que isso diminua a confiança dos homens à sua volta, não use um fato preto simples somente porque é isso que os homens usam (olhe, por exemplo, para o impacto que Angela Merkel tem tido por não seguir o padrão masculino). Tenha orgulho de si mesma e verá as suas relações de trabalho melhorarem.


É fácil ensinar uma mulher a ser dona de casa mas é ainda difícil ensiná-la a ter confiança no seu trabalho, a ser ambiciosa ou a querer algo significativo para a sua vida. Se tem o sonho de obter sucesso enquanto CEO de uma grande empresa ou em qualquer outro cargo, não desista somente pelo seu sexo.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Lições de liderança pela Amazon

Transmita segurança e poder enquanto líder


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais