A verdade benéfica de fazer “perguntas parvas”


Desde o tempo de escola que a ideia de fazer “perguntas parvas” tem assombrado muitas pessoas, pensando que o outro os verá como “burros” ou preguiçosos - não se dando ao trabalho de estudar. Na realidade, nenhuma pergunta é parva e aquilo que é considerado uma pergunta óbvia muda de pessoa para pessoa, por isso, perceba quais as vantagens de questionar sempre quem o rodeia.


Evite cometer erros porque deduziu algo

O medo de fazer perguntas “parvas” leva muitos profissionais a deduzirem como se fazem determinadas tarefas, receando que ao perguntar sejam mal vistos por colegas e chefias. No final, o trabalho pode não ficar completamente bem feito ou pode inclusivamente cometer erros que o prejudiquem, quando tudo o que tinha de fazer era perguntar.


O óbvio é subjetivo

Algo óbvio para um profissional mais experiente não o será com certeza para um jovem profissional, e o mesmo se aplica a diferentes experiências. Talvez um profissional já tenha encontrado determinado problema diversas vezes e você não.  Lembre-se que o óbvio é sempre subjetivo.


Ajude a perceber o que pode ser melhorado

O ato de criar um curso ou um plano de treino para os novos profissionais é algo complexo e que está em constante melhoramento. Ao questionar sobre algo que sente ser “óbvio” demonstra que o plano pode estar a falhar em algum elemento, especialmente se descobrir que outros elementos jovens colocaram as mesmas questões.


Não tenha medo de perguntar pois estamos em constante aprendizagem. Vergonha não é perguntar o “óbvio” mas sim cometer erros desnecessariamente.


OUTROS ARTIGOS:

Quão transparente deve ser com a sua equipa

Como cativar o seu leitor constantemente


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais