Videoconferência: Truques e dicas para uma reunião remota de sucesso


Quando se trabalha remotamente a partir de casa, ou enquanto nómada digital, é natural que tenha de passar por várias videoconferências. O facto de não estar numa sala de reuniões tradicional leva-o a sentir-se mais à vontade mas é importante não esquecer que se encontra numa situação formal, existindo cuidados que não podem ser esquecidos. 


LEIA TAMBÉM: Trabalho Remoto: Os problemas que podem levá-lo a desistir


Desligue o microfone se não o usa

É praticamente impossível não ter barulho de fundo, desde os vizinhos a falarem ao som natural dos carros na rua. Opte por deixar o microfone em mute quando não está a falar. 


Tenha atenção à qualidade de imagem

Se se encontra num portátil, este provavelmente já possui uma boa webcam. No entanto, se trabalha num computador fixo, invista numa câmara de alta qualidade, evitando acabar deformado ou pouco nítido. Lembre-se que pode usar o smartphone para este fim.


A posição da câmara diz muito

A sua webcam ou o seu smartphone deve estar em linha reta com o seu olhar. Uma imagem picada (de cima para baixo) ou contra-picada (de baixo para cima) acaba por ser alvo de distrações, podendo ainda deixá-lo com um aspecto estranho. No caso da imagem contra-picada, esta transmite também uma ideia de superioridade, pois de certa forma é como se você olhasse o outro de cima para baixo, com autoridade.


Aproveite a luz natural

Teste a sensibilidade da câmara com vários tipos de luz e garanta que o outro o consegue ver corretamente. Aproveite o sol matinal ou do início da tarde. Quando isto não é possível, invista em luz branca para o seu escritório, pelo menos para estas ocasiões.


Vista-se a rigor

Só porque não está numa sala de reuniões não significa que possa apresentar-se de pijama. Escolha a mesma roupa que usaria em circunstâncias tradicionais.


Vista a sua casa a rigor

Demasiada decoração atrás de si ou objetos menos profissionais no enquadramento irão tornar-se numa distração pouco bem-vinda. Limpe a área de trabalho (livre-se daquela caneca de café usada ou dos papéis de que já não precisa), e verifique a limpeza e arrumação do fundo que aparece na imagem.


Mantenha a concentração

Infelizmente, é comum muitos profissionais acabarem por se distrair quando se trata de reuniões longas, contudo, evite ao máximo ler artigos online ou mexer no computador ou smartphone, pois isso será testemunhado por quem participa na chamada.


LEIA TAMBÉM: Vícios que prejudicam a sua produtividade


Para terminar, lembramos que deve apresentar-se antes de falar, em especial, se algum dos membros não possuir imagem. Mantenha uma postura profissional e aproveite ao máximo a oportunidade de ter uma reunião através de videoconferência.


Keywords: Videoconferência, Reunião, Trabalho Remoto, Office 365, Google Duo, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais