Empreendedorismo
7 C's da Comunicação
A comunicação é uma constante no universo dos negócios e do empreendedorismo.
Durante um dia escreve emails, tem reuniões, participa em conferências, escreve relatórios, faz apresentações, organiza debates… e esta é uma lista interminável.
Para aumentar a produtividade e garantir que, em todas as formas de comunicação, é eficiente e claro, tenha sempre em atenção os 7 C’s da Comunicação.
Clara
Qual é o propósito da sua comunicação ou mensagem? Se tem dificuldade em responder, a audiência também terá. Frases com muitas ideias misturadas ou com sentidos escondidos podem prejudicar a mensagem que quer fazer passar.
Concisa
Uma mensagem concisa é breve e mantém-se dentro do assunto. Ninguém quer ler seis linhas se pode ler apenas duas.
Concreta
Quando a sua mensagem é concreta, a audiência consegue obter uma imagem clara do que lhes está a comunicar. Inclua detalhes (mas não demasiados) e factos vívidos, todos eles sempre focados na mensagem principal.
Correta
Adapte a sua linguagem à audiência a que se dirige (cuidado com os termos demasiado técnicos). Um cuidado redobrado para a gramática e ortografia é requerido.
Coerente
Assegure-se de que a sua comunicação é lógica e coerente, e que todos os pontos se ligam e são relevantes ao assunto principal. O tom escolhido para a mensagem também deve ser consistente com o conteúdo da mesma.
Completa
Numa mensagem completa, a audiência tem tudo o que precisa para ficar informada (ex: contactos, nomes, datas, horários, locais, etc) e, se necessário, agir (call to action).
Cortês
A comunicação cortês deve ser amigável, aberta e honesta, sem insultos escondidos ou tons passivo-agressivos. Mantenha o ponto-de-vista de quem lê/vê em mente e seja compreensivo com as suas necessidades.