Empreendedorismo

Aliança Estratégica


Uma aliança estratégica representa a associação entre duas ou mais empresas que unem esforços (recursos e/ou know how) para atingir um objetivo comum ou desenvolver uma atividade específica.

 

Os principais objetivos das parcerias ou alianças estratégicas são a partilha do risco do negócio, o desenvolvimento de economias de escala, diversificação para novos negócios, internacionalização (ou acesso a novos mercados), acesso a novas tecnologias, competências ou capital e/ou criar valor acrescentado para o negócio.

 

Deve, no entanto, ter alguns cuidados ao estabelecer alianças tendo em conta alguns dos erros mais comuns no processo: focar-se apenas nos seus interesses e não nos benefícios mútuos, não injetar confiança suficiente, comunicação deficiente entre parceiros, escolher o parceiro errado, definir objetivos pouco claros ou subestimar os problemas da resistência à mudança e dos choques culturais.

 

Uma variante popular da Aliança Estratégica é a joint-ventures – onde existe partilha de propriedade de uma nova empresa.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Posicionamento

Joint Venture

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais