Empreendedorismo

Balanced Scorecard


O Balanced Scorecard (BSC) é um sistema de planeamento estratégico e gestão que é utilizado em empresas, indústrias, governos e organizações em todo o mundo para alinhas as atividades de um negócio com a visão e estratégia da organização, melhorar a comunicação interna e externa e monitorizar a performance da organização de acordo com os objetivos estratégicos.

 

Desde a sua configuração inicial, o BSC evoluiu de uma estrutura simples de avaliação de desempenho para um sistema completo de planeamento e gestão, que transforma o plano estratégico de uma organização de um documento atrativo mas passivo em ordens práticas para a organização aplicar diariamente.

 

Além dos tradicionais indicadores financeiros, o BSC também leva em conta fatores não-financeiros (processos, clientes, inovação), constituindo-se assim como uma análise mais equilibrada e sólida do comportamento da organização.

 

São as seguintes, as quatro “pernas” do BSC:

 

- Cliente: mede a satisfação do cliente e os seus requisitos de desempenho;
- Financeira: mede os seus requisitos e performance financeira;
- Interna: mede os seus requisitos de processos e medidas críticas para o cliente;
- Aprendizagem e Crescimento: foca-se na educação dos empregados, a forma como apreende conhecimento e como o utiliza para manter a sua organização competitiva.

 

Para que a organização se desenvolva e cresça, estas quatro “pernas” têm de ser medidas, analisas e melhoradas em conjunto e continuamente – ignorar uma delas significa colocar-se vulnerável ao desequilibro.

 

Rapidamente tornou-se claro que o BSC podia ser usado para implementar estratégias em todos os níveis da empresa ao facilitar as seguintes funções:
- Clarificar a estratégia: a tradução de objetivos estratégicos em medidas quantificáveis clarifica a compreensão da equipa de gestão da estratégia e ajudas a desenvolver para um consenso coerente.
- Comunicar objetivos estratégicos: permite a comunicação da estratégia entre todos os níveis hierárquicos da empresa e a confluência com os objetivos gerais e específicos da mesma.
- Planear, estabelecer alvos e alinhar iniciativas estratégicas: são estabelecidos alvos ambiciosos mas atingíveis para cada perspetiva e são desenvolvidas iniciativas para alinhas esforços para atingir os alvos;
- Feedback estratégico e aprendizagem: Estabelecer um bom mecanismo de feedback ajuda a organização a perceber e ajustar relações de causa-efeito e os resultados de cruzo prazo das perspetivas existentes no BSC.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais