Empreendedorismo

Brand Equity


Porque é que uma camisola lisa sem marca visível custa 10 euros, e a mesma camisola com um logotipo visível ou etiqueta de uma marca de renome custa cinco ou seis vezes mais?

 

A resposta é Brand Equity.

 

Colocando-o de forma bastante simples, refere-se ao valor agregado de um produto que se traduz na força de uma marca. Portanto, o brand equity é um “valor” que afeta e influencia a forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca.

 

Algumas das variáveis levadas em conta na valorização da marca são:
- Lealdade: capacidade de manter o cliente/consumidor fiel à marca e às suas ofertas;
- Notoriedade: reconhecimento por parte do público alvo do valor e atributos da marca;
- Qualidade percebida: diferenciação qualitativa de superioridade em relação à concorrência;
- Associações à Marca: perceções diretas ou indiretas relacionadas com a marca (ex: fatores socioculturais, autoestima).

 

Um brand equity positivo pode ajudar uma empresa de várias formas – não só no campo mais óbvio (financeiro), mas também ao nível da possibilidade de expansões, redução de custos e do sucesso a longo-prazo.

 

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