Empreendedorismo

C2C


C2C, ou Consumer-to-Consumer, é um modelo de negócio que facilita a transação de produtos ou serviços entre clientes. É uma das quatro categorias de e-commerce juntamente com o B2B, B2C e o C2B.

 

Esse tipo de relação comercial entre consumidores está normalmente associada a transações diretas, em grande parte com a ajuda de empresas ou comunidade online que fornecem auxílio técnico ou administrativo. O desenvolvimento da internet como meio de comunicação de massas fez com que o C2C crescesse através de meios como o eBay, oLx ou outros sites de vendas online similares.

 

Vantagens

- Baixos custos de publicação e divulgação;

- Gestão de compra facilitado por intermediários (ex: ebay);

- Contacto direto e imediato com o vendedor;

- Possibilidade de negociação e/ou customização de produtos.

 

Desvantagens

- Falta de documentação legal sobre o produto vendido;

- Falta de controlo absoluto dos meios de entrega;

- Negociação baseada nas métricas definidas pela empresa intermediária.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

B2B

B2C

E-Commerce

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais