Empreendedorismo
C2C
C2C, ou Consumer-to-Consumer, é um modelo de negócio que facilita a transação de produtos ou serviços entre clientes. É uma das quatro categorias de e-commerce juntamente com o B2B, B2C e o C2B.
Esse tipo de relação comercial entre consumidores está normalmente associada a transações diretas, em grande parte com a ajuda de empresas ou comunidade online que fornecem auxílio técnico ou administrativo. O desenvolvimento da internet como meio de comunicação de massas fez com que o C2C crescesse através de meios como o eBay, oLx ou outros sites de vendas online similares.
Vantagens
- Baixos custos de publicação e divulgação;
- Gestão de compra facilitado por intermediários (ex: ebay);
- Contacto direto e imediato com o vendedor;
- Possibilidade de negociação e/ou customização de produtos.
Desvantagens
- Falta de documentação legal sobre o produto vendido;
- Falta de controlo absoluto dos meios de entrega;
- Negociação baseada nas métricas definidas pela empresa intermediária.
ARTIGOS RELACIONADOS
B2B
B2C
E-Commerce