Empreendedorismo

Comércio Colaborativo


Também conhecido como c-commerce, o comércio colaborativo é uma estratégia de negócios que exige um novo olhar sobre o processo de gestão da cadeia de abastecimento. Em vez de ver os elementos da cadeia como entidades independentes que não têm mais do que uma relação ténue entre si, cada empresa envolvida na cadeia vê-se diretamente envolvida com todas as outras empresas.

 

Para implementar com sucesso esta abordagem, os parceiros envolvidos na cadeia usam o e-commerce para desenvolver novas e mais eficientes formas de comunicação e interação entre si. O resultado é que cada um acaba por beneficiar em termos de gestão de custos, menores taxas de erros ao longo da cadeia, e, no geral, gozam de um processo mais eficiente que começa com o fabricante e termina com o cliente.

 

O comércio colaborativo também utiliza a tecnologia de comunicação interativa que torna possível que cada um dos parceiros na cadeia ver todo o historial de uma encomenda, fornecendo-se acesso limitado às redes e programas utilizados por cada parceiro.

 

As opções de gestão fornecidas pelo comércio colaborativo estão voltadas para um mundo onde o comércio internacional é cada vez mais o padrão em praticamente todos os setores. Quando estruturada da melhor forma, esta linha de comunicação atravessa facilmente as fronteiras da cultura e da localização, permitindo que o fluxo de informações prossiga com o mais alto grau de eficiência, possibilitando que todas as empresas envolvidas na cadeia desfrutem de maiores lucros e produtividade.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais