Empreendedorismo

CPM


O CPM (custo por mil), também chamado de CPT (cost per thousand), é uma medida muito comum utilizada no meio publicitário. A publicidade em rádio, televisão, imprensa e online pode ser comprada a partir do pressuposto de exibir um determinado anúncio para cada mil espectadores/consumidores. O CPM constitui-se, portanto, como uma métrica de avaliação comparativa para calcular o custo relativo de uma campanha ou uma mensagem a ser exibida num determinado meio.

 

Esta métrica calcula-se dividindo o custo de colocação de uma determinada publicidade pelo número de impressões que gera (em milhares).

 

O objetivo do CPM é comparar os custos de campanhas dentro e através de diferentes meios de comunicação, permitindo compará-los, tanto na fase de planeamento e previsão como durante as revisões de campanhas passadas.

 

Deve contudo ressalvar-se que o CPM sozinho não permite medir a total eficácia de um anúncio, já que grande parte do público atingido pode ter visto o anúncio ainda que não tenha clicado nele.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

CPC

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais