Crowdfunding


Ao procurar investimento para uma ideia de negócio contemple também o crowdfunding, uma recente e inovadora forma de obter os fundos necessários para um projeto específico através da recolha de fundos através da internet.

Em Portugal há já várias ideias construidas a partir do Crowdfunding onde o dinheiro é angariado online, a partir de vários "financiadores" que decidem apostar no projeto.

Como funciona?
1. o dono do projeto determina uma quantia mínima de financiamento e o prazo, findo o qual termina o processo de obtenção de fundos, dados por financiadores, individuais, que apostam no projeto;

2. se no final do prazo esse objetivo financeiro for atingido, o empreendedor recebe o total dos fundos e a plataforma cobrará 5% desse montante;

3. se o objetivo não for atingido, o empreendedor não receberá os fundos, que serão restituídos a quem apoiou. Neste caso, a plataforma não cobrará percentagem alguma.

Nesta lógica de “tudo ou nada” o empreendedor não tem nenhum custo, apenas o esforço de promover a sua ideia junto das comunidades de financiadores.

A PPL e a Massimov são as principais plataformas de crowdfunding em Portugal.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Sites de Crowdfunding

Como preparar uma Campanha de Crowdfunding

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais